O brasileiro Augusto Sakai saiu vencedor no duelo contra o veterano Andrei Arlovski, no UFC Fort Lauderdale, neste sábado (27). Em disputa equilibrada, brasileiro se aproveita do cansaço de seu oponente e fatura luta por decisão dividida dos juízes. Com a vitória, Sakai somou o terceiro trunfo tupiniquim no card preliminar.
Esta é a segunda luta de Sakai pelo UFC. Na primeira, venceu o norte-americano Chase Sherman por nocaute no terceiro round, no UFC São Paulo, em setembro do ano passado.
Arlovski, de 40 anos, no entanto, após o revés, amargou sua sétima derrota em suas últimas 10 lutas.
A batalha entre os dois atletas começou bastante tensa. Os lutadores trocaram golpes em pé durante todo o primeiro round e mantiveram a expectativa de um possível nocaute a qualquer momento. No fim da etapa, Augusto e seu adversário pareceram economizar energia e esfriaram o embate.
No segundo assalto, Sakai voltou buscando o nocaute contra Arlovski. O brasileiro tentou algumas combinações de golpes, mas precisava se manter atento para não ser surpreendido por um contra-ataque do ex-campeão da divisão do Ultimate. Augusto, em alguns momentos parecia respeitar muito o adversário, perdendo algumas oportunidades de atingir o oponente e se expondo em algumas situações.
Os lutadores entraram para o último round sem a certeza das pontuações das etapas anteriores. O duelo estava equilibrado e da mesma forma permaneceu. Os atletas trocaram golpes logo no início, porém, mantiveram a cautela para atacar. Ao se aproximar do fim, Arlovski começou a dar sinais de exaustão. O brasileiro, então, aproveitou o momento e tentou derrubar o adversário, porém, Andrei conseguiu resistir e levou novamente o embate para o centro do octógono até que foi encerrada a batalha.
A brasileira Virna Jandiroba saiu derrotada por Carla Esparza em sua estreia pelo Ultimate. Após o revés, Virna, que é ex-campeã do Invicta FC e possuía um cartel de 14 lutas e nenhuma derrota, perdeu sua invencibilidade ao ser derrotada pela norte-americana.
Apesar do que muitos pensavam, Carla Esparza não respeitou o jogo de chão de Virna, que é especialista na modalidade. Durante os três assaltos, as duas atletas alteraram posições e tentaram aplicar quedas durante praticamente toda a luta.
Mesmo se apresentando bem, ao chegar o último assalto, o gás da brasileira parece não ter sido suficiente para bater a ex-campeã peso palha (até 52,1 kg.) do UFC. Os juízes avaliaram o embate como vitória por decisão unânime de Esparza.
CARD PRINCIPAL
Peso médio: Jack Hermansson derrotou Ronaldo Jacaré na decisão unânime dos juízes (48-47, 49-46, 48-47)
Peso pesado: Greg Hardy derrotou Dmitry Smoliakov por nocaute técnico a 2m15s do R1
Peso meio-médio: Mike Perry derrotou Alex Cowboy na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso meio-pesado: Glover Teixeira finalizou Ion Cutelaba com um mata-leão a 3m37s do R2
Peso galo: Cory Sandhagen derrotou John Lineker na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 28-29)
Peso leve: Roosevelt Roberts derrotou Thomas Gifford na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Peso meio-médio: Takashi Sato derrotou Ben Saunders por nocaute técnico a 1m18s do R2
Peso pesado: Augusto Sakai derrotou Andrei Arlovski na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso palha: Carla Esparza derrotou Virna Jandiroba na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)
Peso leve: Gilbert Durinho finalizou Mike Davis com um mata-leão a 4m15 do R2
Peso leve: Jim Miller finalizou Jason Gonzalez com um mata-leão a 2m12 do R1
Peso palha: Angela Hill derrotou Jodie Esquibel na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 30-27)
Peso meio-médio: Dhiego Lima derrotou Court McGee na decisão dividida dos juízes (30-27,28-29, 29-28)