B.J. Penn foi finalizado por Ryan Hall no primeiro round com uma chave de calcanhar durante o UFC 232, no último sábado (29). Com 18 anos de carreira, a lenda do MMA nunca havia sido vencido por submissão. O novo revés fez com que o lutador somasse a sexta derrota seguida no Ultimate. Analisando o retrospecto do ex-campeão, o presidente do Ultimate Dana White pediu que o ‘Prodígio’ se aposente definitivamente depois da nova derrota.
“Adoraria ver B.J. se aposentar. B.J. não tem mais nada para provar. Eu sempre digo que lutar é o jogo para um jovem. Lutar não é para homens mais velhos. B.J. é um campeão mundial múltiplo em várias divisões e não tem nada a provar. As pessoas o amam, ele é uma lenda”, disse White.
B.J. Penn vence desde 2010, quando superou Matt Hughes por nocaute no UFC 123. Aos 40 anos, ele vem de seis derrotas nos últimos sete anos. Buscando reverter a má fase, a lenda do MMA veio para o Brasil para realizar seu camp junto com o técnico Dedé Pederneiras na equipe ‘Nova União’.
“Ele foi para o Brasil treinar duro para essa coisa. Os parceiros de camp faziam só elogios sobre ele. Ele foi pego em uma finalização hoje à noite. B.J. Penn é uma das lendas deste esporte e ajudou a construir esta empresa”, concluiu Dana.
Mesmo com tantos reveses, Penn vai continuar no Ultimate até se aposentar, pois é uma das lendas que construíram no nome da franquia. ‘Prodígio’ é um dos lutadores da organização que conquistou cinturões em duas categorias de peso diferentes: leve e meio-médio.