Foi sofrido, mas Lyoto Machida estreou no Bellator com vitória. Na edição de número 213 da atração, o ex-campeão do UFC encontrou dificuldades no início, mas conseguiu se recuperar na segunda metade do duelo e derrotou o compatriota Rafael Carvalho na decisão dividida dos juízes (29-28. 28-29. 29-28).
Ainda no cage circular, Machida não perdeu tempo e pediu a chance pelo cinturão dos médios, atualmente em posse de Gegard Mousasi.
O combate entre os brasileiros começou com bastante estudo. Mas com Rafael acertando os melhores golpes e Machida com dificuldades para jogar no contragolpe. Ainda no primeiro round, o nariz de Lyoto começou a sangrar devido ao potente direto conectado.
No segundo assalto, Rafael continuou melhor em pé, mas Lyoto já conseguia usar sua movimentação no cage. Em uma das investidas de Carvalho ele levou o compatriota a lona ao acertar um soco de encontro. Mas Machida se levantou rápido
Com dificuldades na luta em pé, Machida mudou a estratégia no terceiro round. Ele, que chegou a correr de uma investida de Rafael na troca de socos, trabalhou com quedas e chegou a montar em Rafael. O ex-UFC somou pontos, tentou finalizar com uma Kimura e terminou a parcial em vantagem.
Porém, quando todos achavam que o triunfo seria de Rafael Carvalho, os árbitros laterais marcaram a vitória de Lyoto Machida.
Outro brasileiro no card do Bellator 213 foi o faixa-preta Neiman Gracie. O lutador fez valer seu sobrenome e finalizou Ed Ruth, eficiente wrestler até então invicto, com um mata-leão no quarto assalto. Com o resultado, o brasileiro avança para a próxima fase do GP dos meio-médios (77.1 kg) do evento.
CARD PRINCIPAL
Ilima-Lei Macfarlane finalizou Valerie Letourneau com uma chave de braço no R3
Lyoto Machida derrotou Rafael Carvalho na decisão dividida dos juízes
Neiman Gracie finalizou Ed Ruth com um mata-leão a 2m17s do R4.
Liam McGeary derrotou Muhammed Lawal por nocaute a 53s do R3.
Nainoa Dung derrotou Kona Oliveira por nocaute técnico a 2m05s do R3.
CARD PRELIMINAR
Dustin Barca derrotou Isaac Hopps na decisão dividida dos juízes
Maki Pitolo vderrotou Chris Cisneros by submission (rear-naked choke) at 2:40 of round 3.
Kai Kamaka III derrotou Shojin Miki na decisão unânime dos juízes.