UFC 143: Condit vence Diaz e conquista cinturão interino

Evento trouxe vitórias brasileiras de Rafael Sapo, Renan Barão e Fabrício Werdum

Carlos Condit (foto) vence Nick Diaz e conquista cinturão interino do UFC. Foto: Josh Hedges

O polêmico Nick Diaz provocou, gesticulou e até começou bem o duelo, mas quem pode comemorar no final foi Carlos Condit. O norte-americano superou o compatriota na decisão unânime dos juízes na luta principal do UFC 143, evento realizado neste sábado (4), em Las Vegas e conquistou o cinturão interino dos meio-médios.

Além da disputa de título, o UFC 143 trouxe três brasileiros em ação, e todos deixaram o octógono com vitórias. Rafael Sapo derrotou Michael Kuiper, Renan Barão venceu Scott Jorgensen e Fabrício Werdum reestreou na organização com triunfo sobre Roy Nelson.

PUBLICIDADE:

Condit supera provocações e fica com cinturão interino
Se o combate entre Diaz e Condit foi cercado de respeito e declarações ponderadas antes do duelo, o clima amistoso terminou logo nas instruções do árbitro antes do início da luta. Os lutadores foram com tudo para a tradicional encarada e tiveram de ser seguros pela equipe de segurança do evento.

Quando a peleja começou, Nick tomou a iniciativa e com seu boxe agressivo somou pontos em um assustado Condit. Porém, do segundo assalto em diante, Carlos ganhou confiança, entrou na luta e começou a soltar seu jogo. Por sua vez, Diaz abriu mão de lutar e partiu apenas para a provocação, abaixando a guarda e até aplicando tapas do oponente, que parecia não se afetar com as atitudes.

PUBLICIDADE:

No último round, disposto e finalizar o combate, Nick conseguiu levar a disputa para o chão e até conseguiu chegar as costas do adversário, mas Carlos se defendeu bem e evitou a finalização. Depois dos cinco rounds, os três juízes laterais deram a vitória para Carlos Condit (48×47, 49×46, 49×46).

Com o triunfo, Carlos Condit, que é ex-campeão do WEC, se credencia para unificar os títulos do UFC na categoria de meio-médios contra o canadense Georges St. Pierre, que está fora de ação devido a uma grave lesão no joelho.

PUBLICIDADE:

Werdum retorna ao UFC com vitória sobre Roy Nelson
Fabrício Werdum retornou ao UFC neste sábado, depois de três anos no Strikeforce, em grande estilo. Diante do duro Roy Nelson, o brasileiro abusou de sua maior envergadura para controlar a distância, dominar a nuca do oponente e acertar boas joelhadas.

O faixa-preta gaúcho ainda conseguiu derrubar Nelson, chegar as costas e quase finalizar a peleja. Mas o norte-americano, que estava com um corte profundo no rosto, conseguiu se manter na peleja até o final do terceiro assalto. Ao final dos 15 minutos regulamentares, vitória de Fabrício Werdum na decisão unânime dos juízes (30x,27, 30×27, 30×27).

“Eu sabia que o Roy Nelson era um cara duro. Treinei muito as joelhadas e os chutes e felizmente deu certo”, disse o brasileiro ainda no octógono.

PUBLICIDADE:

Koscheck bate Pierce na decisão dividida
Depois de muitas provocações antes do combate, Josh Koscheck e Mike Pierce acertaram as diferenças na noite deste sábado no UFC 143. Em um duelo bastante tático e equilibrado, os lutadores não se arriscaram muito e trocaram posições no clinch para derrubar o adversário. Depois de uma leve superioridade no assalto inicial, Kosheck foi derrubado no segundo round, mas conseguiu se levantar rápido. Com a disputa em aberto, o terceiro assalto era decisivo, e Josh conseguiu conectar alguns golpes, derrubar Mike e ficar com a vitória na decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29, 29×28)

Renan Barão vence Scott Jorgensen e pede por cinturão
O potiguar Renan Barão entrou no octógono neste sábado para enfrentar o norte-americano Scott Jorgensen, mas de olho em outro desafio: o cinturão do UFC. Diante do maior adversário de sua carreira, o brasileiro fez uma luta cautelosa, usando bem as combinações de socos, chutes baixos para somar pontos e defender bem as tentativas de queda do adversário. No último round, Jorgensen, partindo para o tudo ou nada, acertou bons golpes de direita, mas Renan conseguiu absorver bem e manter-se bem na disputa. Ao final, vitória de Renan Barão na decisão unânime dos juízes.

Ao ser entrevistado por Joe Rogan, ainda no octógono, Renan Barão não pensou duas vezes e pediu a oportunidade de lutar pelo título da categoria de pesos galos contra Dominick Cruz, atual campeão, e Urijah Faber, que se enfrentam ainda no primeiro semestre deste ano.

“Dana White, eu quero o cinturão”, gritou o brasileiro, que logo em seguida foi traduzido pelo interprete para o inglês.

Rafael Sapo leva susto, mas vence na decisão
Primeiro brasileiro a entrar em ação, Rafael Sapo passou por fortes emoções no octógono montado no Mandalay Bay Center. O faixa-preta mineiro começou a luta diante de Michael Kuiper derrubando o adversário e controlando bem a peleja por cima. No segundo round, o combate se manteve na trocação, com leva superioridade de Sapo. Mas no terceiro assalto veio a grande emoção. Logo nos instantes iniciais, Kuiper conectou um potente cruzado de direita e Rafael foi a knockdown. Por baixo, o brasileiro sofreu com potentes socos no solo. mas conseguiu sobreviver no duelo e inverter a posição. Em casa no chão, Sapo chegou a montada e quase finalizou a disputa com um katagatame. Ao final de 15 minutos, os juízes laterais deram a vitória para Rafael Sapo de forma unânime (30×27, 29×28, 30×27)

 Confira abaixo os resultados completos do UFC 143:

Card Principal

Carlos Condit derrotou Nick Diaz na decisão unânime dos juízes;

Fabricio Werdum derrotou Roy Nelson na decisão unânime dos juízes;

Josh Koscheck derrotou Mike Pierce na decisão dividida dos juízes;

Renan Barão derrotou Scott Jorgensen na decisão unânime dos juízes;

Ed Herman finalizou Clifford Starks com um mata-leão no R2;

Card Preliminar

Dustin Poirier finalizou Max Holloway com um triângulo no R1;

Matt Riddle derrotou Jorge Lopez na decisão dividida dos juízes;

Edwin Figueroa derrotou Alex Caceres na decisão dividida dos juízes;

Matt Brown derrotou Chris Cope por nocaute técnico no R2;

Stephen Thompson derrotou Dan Stittgen por nocaute no R1;

Rafael “Sapo” Natal derrotou Michael Kuiper na decisão unânime dos juízes.

Conheça a trajetória de Alex ‘Poatan’ Pereira dos tempos de borracharia ao estrelato do UFC

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 100 Resultados do UFC Edmonton Resultados do UFC 308 Brasileiros em ação no UFC 308 Resultados do UFC Vegas 99