A briga generalizada no UFC 229 pode fazer o sonho se transformar em pesadelo para Khabib Nurmagomedov. O russo, que finalizou o rival Conor McGregor, se vingou das provocações, mas causou a maior confusão ao saltar as grades do octógono e iniciar um confronto com o time do irlandês. Como punição, ele teve o salário de US$ 2 milhões – o maior de sua carreira – bloqueado. De acordo com o presidente da franquia, Dana White, a remuneração deve ser paga após autorização da Comissão Atlética de Nevada.
“Não vai ficar uma pedra sem ser revirada. É uma pena que uma grande luta tenha terminado assim”, disse Bob Bennett, presidente da Comissão Atlética, entidade que sancionou o evento, em entrevista ao site norte-americano MMAFighting.
A Comissão Atlética de Nevada deve analisar as imagens da confusão e deliberar sobre as punições que vão se aplicadas em Khabib e sua equipe.
O presidente do Ultimate garantiu que temporariamente o cinturão dos leves vai continuar com Nurmagomedov. No entanto, admitiu que pode retirar o título do russo.
“Não dá para garantir que Khabib não perderá o seu cinturão. Isso é com a Comissão Atlética de Nevada. O governador do Estado estava aqui no evento, e isso não é bom. Khabib está em apuros. Se ele for suspenso, dependendo do tempo da suspensão, ele pode, sim, perder seu cinturão”, afirmou White em coletiva pós evento.
A Comissão Atlética pode aplicar suspensões, mas não pode despojar os títulos dos campeões. É uma decisão reservada ao evento retirar ou não o cinturão de um lutador. Por outro lado, White já afirmou que se a suspensão de Khabib for longa, ele não pensará duas vezes em tirar o cinturão do russo.