Evento de aniversário do Brave Combat Federation, o Brave 16 teve duas disputas de cinturão e três brasileiros em ação. O showx’ não decepcionou, com os dois desafiantes Bubba Jenkins e Jarrah Al-Selawe destronando os campeões peso pena Elias Boudegzdame e peso meio-médio Carlston Harris. Além disso, o brasileiro Bruno Malfacine conquistou sua terceira vitória no MMA, novamente por finalização, ao conseguir um mata-leão no primeiro assalto diante de Cristian Rodriguez Jr.
Além do decacampeão mundial de jiu-jitsu, outros dois brasileiros entraram em ação: o peso leve Erick “Indio Brabo” foi derrotado na decisão para Guram Kutateladze, enquanto o veterano Flavio Serafim finalizou Vaughn Donayre com um chave de braço.
Na luta co-principal da noite, o jiu-jitsu do então campeão peso pena Elias Boudegzdame não foi páreo para o wrestling de Bubba Jenkins. Melhor também na trocação, o americano dominou o combate com quedas poderosas e diretos de esquerda que tontearam o franco-argelino. O único momento de perigo foi no fim do quarto round, quando Elias encaixou uma chave de tornozelo, mas o gongo soou.
Na luta principal, Carlston Harris até que começou bem, usando seu boxe alinhado para tocar Al-Selawe a todo momento. O jordaniano, porém, achou uma brecha na guarda do guianense radicado no Rio de Janeiro e conectou duro golpe. “Moçambique” caiu sentado e o árbitro Leon Roberts interrompeu a luta ainda no primeiro round. Al-Selawe é treinado pelo brasileiro Samy Al-Jamal, que lhe deu a faixa-preta de jiu-jitsu após o combate.
Resultados do Brave 16
Card principal
Peso meio-médio: Jarrah Al-Selawe venceu Carlston Harris por nocaute técnico -R1
Peso pena: Bubba Jenkins venceu Elias Boudegzdame por decisão unânime
Peso mosca: Bruno Malfacine venceu Cristian Rodriguez Jr por finalização – R1
Peso meio-médio: Gadzhimusa Gaziev venceu Mohammad Fakhreddine por nocaute – R1
Peso casado: Mounir Lazzez venceu Dmitrijs Homjakovs por nocaute técnico – R2
Card preliminar
Peso médio: Chad Hanekom venceu Leon Aliu por decisão unânime
Peso galo: Hamza Kooheji venceu Crisanto Pitpitunge por decisão unânime
Peso leve: Guram Kutateladze venceu Erick “Indio Brabo” por decisão unânime
Peso casado: Flavio Serafim venceu Vaughn Donayre por finalização, chave de braço – R1
Peso galo: Louis Sanoukidakis venceu Nawras Abzakh por decisão unânime
Peso mosca: Jonathan Corton venceu Hussain Ayyad por decisão unânime
Comentários