Após ficar sem adversária no UFC 228, Valentina Shevchenko finalmente terá a chance de lutar pelo título vago dos pesos moscas (57 kg). A quirguistanesa vai encarar Joanna Jedrzejczyk no UFC 231, dia 08 de dezembro, em Toronto (CAN). A notícia foi dada pelo presidente da organização Dana White em entrevista ao canal norte-americano The Sports Network.
Valentina estava escalada para enfrentar Nicco Montaño pelo cinturão dos moscas, no UFC 228, dia 08 de setembro. A campeã da divisão teve problemas com o corte de peso, foi hospitalizada e teve o combate cancelado. Assim, a organização optou por retirar seu título.
Com o cinturão vago, o Ultimate viu a oportunidade de reeditar uma rivalidade já existente no muay thai. Joanna e Valentina se enfrentaram três vezes na modalidade e a quirguistanesa venceu em todas por pontos.
Joanna Jedrzejczyk subirá de divisão para tentar ganhar o título. Assim, a lutadora polonesa poderá ser a primeira mulher a conseguir cinturões em duas categorias no evento. Em seu último compromisso, a peso palhas venceu Tecia Torres no UFC Calgary em julho deste ano. Antes disso, ela vinha de duas derrotas para a campeã da divisão, Rose Namajunas.
Valentina Shevchenko tem um cartel de 18 confrontos com 15 triunfos e três reveses. Em sete oportunidades, a quirguistanesa venceu por finalização. Sua última luta foi no UFC Belém em fevereiro. A lutadora superou Priscila Cachoeira com um mata leão no segundo round. Após a vitória, ‘Bullet’ esperou o retorno de Montaño para poder disputar o cinturão.