O Brasil tem um novo representante no topo na divisão de moscas (até 56,7 kg.). O paraense Deiveson Figueiredo, que subiu no octógono como 14º no raking do peso, não tomou conhecimento de John Moraga, 6º na classificação, nocauteou o norte-americano no segundo round e já sonha com uma chance pelo cinturão. O combate foi atração no card principal do UFC Fight Night Lincoln, realizado neste sábado (25), nos EUA.
“Essa noite foi muito maravilhosa! Fiz um pouco do meu show para vocês. Agora cheguei nas cabeças. Vamos colocar um melhor para mim Mick (Maynard), está na hora”, disse Deiveson, direcionando o recado ao matchmaker, responsável por marcar as lutas do UFC.
Apesar da vitória de Deiveson, o UFC Lincoln não trará boas lembranças aos atletas brasileiros. No card preliminar, até que o brasiliense Rani Yahya saiu com a vitória sobre Luke Sanders. Mas Warlley Alves perdeu para James Krause; Kalindra Faria foi finalizada por Joanne Calderwood, Markus Maluko foi superado por Andrew Sanchez na decisão, enquanto Iuri Marajó acabou nocauteado por Cory Sandhagen.
Logo no início da luta, Deiveson mostrou logo no início que os treinos na Team Alpha Male, na Califórnia, deram resultados. O brasileiro evitou os chutes de Moraga e derrubou um especialista em quedas em grande estilo. Por cima, o paraense teve dificuldades de golpear, mas abria frente nas papeletas dos juízes. O norte-americano tentou surpreender ao atacar a chave de pé, mas o brasileiro respondeu na mesma moeda e forçou o rival a soltar a posição. Deiveson voltou a dominar por cima e terminou a parcial disparando vários socos contra John no solo.
No segundo round, Moraga tentou abrir a troca de golpes, mas Deiveson levou a disputa para o clinch e novamente derrubou um campeão nacional de wrestling. Ele acertou alguns socos no norte-americano que sentiu os ataques. Mesmo assim, ele conseguiu se levantar. Porém, no recomeço da luta em pé, o ‘Deus da Guerra’, como é conhecido, partiu para encerrar a disputa. Ele acertou um dura cotovelada que fez Moraga dobrar o joelho. Aproveitando o bom momento, Deiveson soltou uma bomba na linha de cintura e levou o norte-americano ao solo. Na sequência, com mais alguns socos por cima, o árbitro interrompeu a disputa e decretou o nocaute técnico.
Card Principal
Peso leve: Justin Gaethje derrotou James Vick por nocaute a 1m27s do R1
Peso pena: Michael Johnson derrotou Andre Filina decisão dividida dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)
Peso palha: Cortney Casey derrotou Angela Hill na decisão dividida dos juízes (30-27, 28-29, 29-28)
Peso meio-médio: Bryan Barberena derrotou Jake Ellenberger por nocaute técnico a 2m26s do R1
Peso mosca: Deiveson Figueiredo derrotou John Moraga por nocaute técnico a 3m08s do R2
Peso médio: Eryk Anders derrotou Tim Williams por nocaute a 4m42s do R2
Card Preliminar
Peso meio-médio: James Krause derrotou Warlley Alves por nocaute a 2m28s do R2
Peso galo: Cory Sandhagen derrotou Iuri Marajó por nocaute técnico a 1m01s do R2
Peso médio: Andrew Sanchez derrotou Markus Maluko na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso meio-médio: Mickey Gall finalizou George Sullivan com um mata-leão a 1m09s do R1
Peso mosca: Joanne Calderwood finalizou Kalindra Faria com uma chave de braço a 4m57s do R1
Peso leve: Drew Dober derrotou Jon Tuck na decisão unânime dos juízes
Peso galo: Rani Yahya finalizou Luke Sanders com uma chave de perna a 1m31s do R1