Em luta válida pelo cinturão dos meio-pesados, Lyoto Machida fez um bom primeiro round contra Jon Jones, mas acabou sentindo os golpes do norte-americano no segundo assalto e foi pego com uma guilhotina. Como o carateca baiano não desistiu com o estrangulamento encaixado, Machida acabou apagando em pé, em uma cena forte para o público que acompanhava o combate.
Já Rodrigo Minotauro, que tem no jiu-jitsu sua principal especialidade, começou muito bem a luta contra Frank Mir. Mas o norte-americano, depois de quase ser nocauteado, conseguiu se recuperar e encaixou uma Kimura do brasileiro. Minotauro também não desistiu da luta e acabou fraturando o braço com o golpe.
Mas o UFC 140 não foi apenas de derrota para os brasileiros. A única vitória brazuca do show ficou com Rogério Minotouro, irmão de Rodrigo Minotauro. O faixa-preta tupiniquim não tomou conhecimento do veterano Tito Ortiz e nocauteou o ex-campeão no UFC ainda no primeiro round.
Lyoto começa bem, mas Jones finaliza e defende o cinturão
As casas de apostas colocavam Jon Jones com amplo favorito na luta contra Lyoto Machida. Mas disposto a surpreender o campeão, o lutador brasileiro começou o primeiro round muito bem. Usando sua já conhecida mobilidade, Machida girava bem e dificultava as entradas do norte-americano. Além disso, Lyoto trabalhava com execentes combinações de chutes e socos, em ataques rápidos.
Já no segundo round, sabendo que estava em desvantagem, Jones soltou o jogo e partiu pra cima do brasileiro, que mantinha a mesma tática de aguardar o melhor momento para contragolpear. Mas após uma queda aplicada por Jon, o campeão aplicou uma duríssima cotovelada que abriu um enorme corte no atleta tupiniquim.
Após o atendimento médico, Lyoto partiu para o ataque e soltou um direto de encontro, mas acabou sofrendo a resposta de Jones e ficou preso no clinch. Ainda em pé, o campeão encaixou uma guilhotina no brasileiro, que preferiu não bater e apagou em pé. O árbitro percebeu que Machida estava desacordado e encerrou a luta.
Com o triunfo, Jones soma 15 vitórias como lutador profissional e faz sua segunda defesa de cinturão no UFC. Por sua vez, Lyoto, que tem 17 triunfos, conhece sua terceira derrota como profissional.
Frank Mir finaliza Minotauro
Porém, o faixa-preta tupiniquim preferiu tentar a finalização com um triangulo de mão, ao invés de punir com mais socos. Com isso, Frank se recuperou, defendeu o estrangulamento e encaixou uma justa kimura. Minotauro ainda tentou se defender, mas o ombro foi deslocado, forçando a desistência.
Com o triunfo, Frank Mir, que já havia sido o primeiro homem e nocautear Rodrigo Minotauro, se torna o primeiro homem a finalizar o ex-campeão do Pride
Minotouro nocauteia Tito Ortiz
Ortiz começou tomando a iniciativa da luta e acertando os melhores golpes na curta distância O nore-americano conseguiu manter Minotouro no clinch e o pressionar contra a grade. Mas com um potente soco na saída, que fez Ortiz andar para atrás, Rogério começou o castigo. Depois de derrubar Tito, Nogueira aplicou vários socos na linha de cintura e forçou o árbitro a encerrar a disputa e decretar o nocaute técnico.
Ebersole vence Claude Patrick
O sempre exótico Brian Ebersole, que ficou conhecido por desenhar uma seta com os pelos do peito, fez uma luta bastante equilibrada contra o atleta local Claude Patrick. Ebersole começou melhor e derrubou o oponente, mas ao cair no solo quase foi pego na guilhotina. Porém, o americano conseguiu se recuperar e trabalhar por cima. Já no segundo round, foi a vez do canadense manter a luta em pé e conectar a maioria dos golpes. Já no terceiro e decisivo assalto, a alternância marcou a disputa. Brian conseguia levar a disputa para o solo, porém era ameaçado com várias tentativas finalização, com triângulo de mão e guilhotinas. Ao final do duelo, os juízes laterais deram a vitória para Brian Ebersole de forma dividida. (29×28, 28×29, 29×28)
Zumbi Coreano atropela Hominick
Se as lutas do card preliminar foram rápidas, o ritmo se manteve na primeira luta do programa principal. O canadense Mark Hominick lutava em casa, mas o show foi de Chan Sung Jung. O “Zumbi Coreano”, como é conhecido, precisou apenas de sete segundos para encaixar um direto de direito e levar o oponente ao chão. E de lá encerrar a disputa com mais dois golpes.
Confira abaixo os resultados completos do UFC 140:
Card principal:
Jon Jones finalizou Lyoto Machida com uma guilhotina no R2;
Frank Mir finalizou Rodrigo Minotauro com uma kimura no R1;
Rogério Minotouro derrotou Tito Ortiz por nocaute técnico no R1;
Brian Ebersole derrotou Claude Patrick na decisão dividida dos juízes;
Chan Sung Jung derrotou Mark Hominick por nocaute no R1;
Card preliminar:
Igor Pokrajac derrotou Krzysztof Soszynski por nocaute no R1;
Constantinos Philippou derrotou Jared Hamman por nocaute técnico no R1;
Dennis Hallman finalizou John Makdessi com um mata-leão no R1;
Yves Jabouin derrotou Walel Watson na decisão unânime dos juízes;
Mark Bocek derrotou Nik Lentz na decisão unânime dos juízes;
Jake Hecht derrotou Rich Attonito por nocaute técnico no R2;
John Cholish derrotou Mitch Clarke por nocaute técnico no R2;