O Ultimate desembarca em Santiago neste sábado (19) para o UFC Fight Night Chile. Essa é a primeira vez que o evento acontece na América do Sul fora do Brasil. Na luta principal da noite, o brasileiro Demian Maia enfrenta o nigeriano, Kamaru Usman na categoria dos meio-médios.
O card do evento ainda traz mais quatro brasileiros: Vicente Luque enfrenta Chad Laprise; Michel Trator encara Zak Cummings; Poliana Botelho mede forças contra a japonesa Syuri Kondo; Felipe Silva terá pela frente Claudio Puelles.
Para você entrar no clima do UFC Chile, confira cinco motivos para você assistir o evento.
Demian Maia anunciou nesta semana que tem mais quatro lutas em contrato com o UFC e deve pendurar as luvas em seguida. O primeiro embate é contra Kamaru Usman neste sábado. O brasileiro acredita que até o fim de 2019 deve encerrar a carreira.
Maia é considerado um dos maiores representantes do jiu-jitsu no MMA e ela a sério esse posto. “O que me empolga é a minha missão de divulgar o Jiu-Jitsu para as pessoas, a diversão de treinar e me manter no topo. Foi uma visão que eu tive há uns três anos, após ter um problema no ombro, que é a missão de divulgar o Jiu-Jitsu, que faz a diferença todos os dias na vida de tantas pessoas, e isso é mais importante do que qualquer coisa”, explicou Demian
Demian tem um cartel de 32 lutas, 25 vitórias e oito derrotas no MMA. O faixa-preta de jiu-jitsu já disputou o cinturão do UFC em duas oportunidades, sendo superado por Anderson Silva, em 2010, pelo título dos médios (até 84kg.) e Tyron Woodley pelo cinturão dos meio-médios (até 77,1kg). em 2017. A última luta do brasileiro foi a derrota para o norte-americano Colby Covington em outubro passado, em São Paulo.
Mesmo com 31 anos, Kamaru Usman ainda é um novato para o MMA. O nigeriano encara o brasileiro Demian Maia de olho na ascensão ao top-5 dos meio-médios.
Dono de um jogo de wrestler com excelente quedas e um boxe de punhos pesados, Usman quer fazer jus apelido e ser o ‘Pesadelo Nigeriano’ do brasileiro.
Ele tem 13 lutas na carreira, com 12 triunfos e uma derrota. No UFC, ele está invicto com sete vitórias. O pesadelo nigeriano já enfrentou os brasileiros: Warlley Alves e Sérgio Moraes.
Na categoria dos meio-médios Zak Cummings enfrenta o brasileiro Michel Trator na última luta do card preliminar. Michel Trator originalmente pertence aos pesos leves (até 70,3kg.), mas com dificuldades de perder peso nos eventos em Belém e em Rotterdam foi penalizado pelo UFC. O atleta foi colocado na divisão dos pesos meio-médios (até 77,1kg.).
Trator estreou com derrota no Ultimate em 2013 contra o também brasileiro Paulo Thiago no UFC on FX: Belfort vs. Rockhold. Michel tem um cartel de 26 lutas, com 24 vitórias e duas derrotas. Sua última luta foi a vitória por decisão sobre o norte-americano Desmond Green no UFC Belém em fevereiro deste ano.
Zak Cummings iniciou sua carreira no MMA em 2007 e acumulou dez vitórias consecutivas em eventos nos Estados Unidos. Assim, em 2009, chamou a atenção do extinto Strikeforce que o contratou para lutar contra Tim Kennedy. Cummings foi derrotado por finalização com um estrangulamento no segundo round. Em 2013 foi contratado pelo UFC e estreou com uma vitória sobre Ben Alloway. Zac tem um cartel de 26 lutas, com 21 vitórias e cinco derrotas.
Nos últimos anos, a equipe Nova União ostentou cinturões nos principais eventos de MMA pelo mundo. Porém, recentemente, o time perdeu espaço com as quedas de José Aldo e Renan Barão no UFC, além de Dudu Dantas no Bellator. Mas com uma nova safra de atletas, isso pode mudar.
Poliana Botelho, de 29 anos, é discípula de Dedé Pederneiras e esperança uma das esperanças na Nova União. No UFC Chile contra a japonesa Syuri Kondo ela vai para a segunda luta pelo Ultimate.
Em 2014 e 2015, a brasileira lutou três vezes pelo XFC Internacional onde venceu todos os embates por nocaute. As apresentações de Poliana chamaram a atenção do UFC. A estreia foi com vitória sobre Pearl Gonzalez no UFC 216 em outubro de 2017.
Em seu plano de expansão mundial, o UFC dá mais um passo neste sábado. A cidade de Santiago, capital do Chile recebe o primeiro evento realizado na América do Sul que fala espanhol. Os outros eventos foram realizados somente no Brasil. A Movistar Arena, tem capacidade para cerca de 12 mil espectadores e promete ter lotação máxima.
Com o evento no Chile, vão ser dois cards consecutivos na América do Sul. Uma semana antes, no dia 12 de maio, o Rio de Janeiro recebe o UFC 224 na Jeunesse Arena.
UFC Fight Night 129 tem 13 lutas com seis embates no card principal e sete no preliminar. O evento será transmitido pelo Canal Combate a partir das 19h30.
DATA E HORÁRIO: 19/04/2018, a partir das 19h15 (horário de Brasília)
LOCAL: Movistar Arena, Santiago, Chile
TRANSMISSÃO: Canal Combate
Card principal
Peso meio-médio: Demian Maia x Kamaru Usman
Peso palha: Alexa Grasso x Tatiana Suarez
Peso meio-pesado: Jared Cannonier x Dominick Reyes
Peso galo: Diego Rivas x Guido Cannetti
Peso mosca: Veronica Macedo x Andrea Lee
Peso meio-médio: Vicente Luque x Chad Laprise
Card preliminar
Peso meio-médio: Zak Cummings x Michel Trator
Peso mosca: Brandon Moreno x Alexandre Pantoja
Peso palha: Poliana Botelho x Syuri Kondo
Peso pena: Gabriel Benítez x Humberto Bandenay
Peso galo: Henry Briones x Frankie Saenz
Peso leve: Claudio Puelles x Felipe Silva
Peso pena: Enrique Barzola x Brandon Davis