O Programa Antidoping do UFC foi criado em julho de 2015 pela a Agência Antidoping dos EUA (USADA), desde então foram realizados mais de seis mil testes. Em maio, a USADA lançou a campanha para reconhecer os atletas que alcançaram 25 testes limpos de forma consecutiva. Eles buscam apoio por um esporte livre do doping.
Em reconhecimento, os atletas receberão uma camiseta com #FollowMyLead (Siga o meu comando) com a marca “25x” e slogan “Train Clean” “Fight Clean” (treine limpo, lute limpo). O Diretor Executivo da USADA Travis Tygart em entrevista para o site MMA Weekly afirmou: “Participar de um grande programa de antidoping requer um compromisso durante todo o ano para competir de forma limpa, tanto por estar disponível para testes sem aviso prévio quanto por ser diligente no que você consome”.
As camisetas foram distribuídas para 19 atletas do UFC até o momento. “Esses atletas atingiram uma marca alta no programa do UFC e são exemplos para a competição esportiva limpa”, explicou Tygart.
O brasileiro, Rafael dos Anjos postou na semana passada em suas redes sociais, o recebimento da camiseta. “Eu estou no UFC há 10 anos, mais de 37 lutas, e toda a minha vida eu competi limpo. É bom que meu legado tenha um registro limpo, e a única coisa que não aparece no exame de sangue é o trabalho. A razão pela qual eu competir limpo é que eu quero ser justo com as pessoas. Acho que é justo que todos os outros possam competir de forma limpa”.
Os 19 atletas do UFC reconhecidos por pelo menos 25 testes limpos consecutivos no Programa Antidoping do UFC até 01 de maio, são: a ex-campeã peso-galo feminina do UFC, Holly Holm; a campeã peso pena do UFC, Cristiane Justino; o ex-campeão peso leve do UFC, Eddie Alvarez; ex-campeão meio-pesado do UFC, Vitor Belfort; campeão meio-pesado do UFC, Daniel Cormier; ex-campeão peso leve do UFC, Rafael Dos Anjos; campeão dos pesos pesados do UFC, Stipe Miocic; ex-UFC campeão peso meio-médio, Robbie Lawler; campeão peso galo do UFC, TJ Dillashaw; campeão dos leves do UFC, Conor McGregor; peso leve, Edson Barboza; ex-campeão peso-galo do UFC, Dominick Cruz; ex-campeão peso pesado do UFC, Fabricio Werdum; ex-campeão peso leve do UFC , Frankie Edgar; peso palha, Tecia Torres; peso meio-médio, Stephen Thompson; ex-campeão peso meio-médio do UFC, Tyron Woodley; peso leve, Dustin Poirier; ex-campeão meio-médio do UFC Johny Hendricks.