O ponto forte de Ronaldo Jacaré é o jiu-jítsu e isso não é segredo para os adversários. Kelvin Gastelum, próximo oponente do brasileiro, tem como objetivo evitar ir para o chão. Os lutadores se enfrentam no UFC 224 no Rio de Janeiro, dia 11 de maio.
Em entrevista ao site Combate.com, Gastelum afirmou que terá dificuldades para lutar com Jacaré e a estratégia é manter a luta em pé. “Fiz todo meu camp aqui com Rafael Cordeiro, treinei muito para esta luta e estou pronto para o que acontecer. O Jacaré tem poder para nocautear, tem o jiu-jítsu muito afiado, acho que será uma luta difícil, mas não impossível. Eu sei que ele tem o jiu-jítsu muito bom, mas sei que estou pronto para o que vai acontecer. Se for para o chão, estou pronto, se ele bater em cima, estou pronto para isso também. Já lutei com lutadores maiores do que ele, então isso não é um fator que tenha muita importância para mim nesta luta. É simples. Tenho que bater nele em cima. Acho que é a melhor estratégia, tentar manter a luta em pé”, afirmou Kelvin.
O lutador norte-americano quer que o confronto com Ronaldo Jacaré o credencie para enfrentar o vencedor de Robert Whittaker x Yoel Romero. “Vejo que o Jacaré está em boa forma física, então ele está mais do que pronto para fazer uma boa luta também. Acho que ganhando, vou disputar o título depois. Quero vencer, disputar o título dos médios e depois baixar de categoria outra vez para desafiar o campeão da categoria de baixo”, explicou.
Gastelum acredita que o próximo campeão será Romero. O confronto entre Whittaker e Romero é no UFC 225 em Chicago, dia 9 de junho.
Essa é a segunda vez que o norte-americano luta no Brasil. A primeira participação foi em 2017 quando enfrentou Vitor Belfort no UFC Fortaleza. Ele nocauteou o Fenômeno no primeiro round, mas a vitória se tornou uma luta sem resultado após ser flagrado por uso de maconha em exame antidoping.
Peso-galo: Amanda Nunes x Raquel Pennington
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Kelvin Gastelum
Peso-palha: Mackenzie Dern x Amanda Cooper
Peso-galo: John Lineker x Brian Kelleher
Peso-médio: Vitor Belfort x Lyoto Machida
Peso-médio: Cézar Mutante x Karl Roberson
Peso-pesado: Alexey Oleynik x Júnior Albini
Peso-leve: Davi Ramos x Nick Hein
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Sean Strickland
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Sultan Aliev
Peso-médio: Thales Leites x Jack Hermansson
Peso-meio-médio: Alberto Miná x Ramazan Emeev
Peso-médio: Markus Maluko x James Bochnovic