Falta apenas o anúncio oficial! Mas o brasileiro Rafael dos Anjos e o norte-americano Colby Covington irão disputar o cinturão interino dos meio-médios (até 77,1 kg.) no UFC 224, evento que acontece dia 12 de maio, no Rio de Janeiro. O Ultimate já havia planejado a criação do título interino, no mês de março, faltando apenas a assinatura do contrato por parte dos atletas. Mas nesta semana, tanto Rafael como Covington sacramentaram o duelo.
A criação do cinturão interino dos meio-médios partiu pela inatividade do campeão Tyron Woodley, que lutou pela última vez em julho de 2017. O norte-americano tem colocado dificuldades para sua volta ao octógono. Ele recusou encarar dos Anjos, garantido como próximo desafiante e pediu luta contra Nate Diaz, que está fora do ranking da divisão. Recentemente, ele passou por uma cirurgia no ombro, que atrasará ainda mais sua volta.
Rafael dos Anjos, que tem um histórico profissional de 28 vitórias e nove derrotas, é ex-campeão dos leves e está na segunda posição no ranking da categoria de meio-médios. Caso a luta pelo título interino seja confirmada, o brasileiro terá a chance de fazer história em casa. Ele pode se tornar o primeiro atleta do país, e o quinto do mundo, a conquistar o cinturão do UFC em duas divisões diferentes. Até o momento apenas BJ Penn, Randy Couture, Conor McGregor e Georges St. Pierre conseguiram tal feito.
Por sua vez, Covington deve encontrar um ambiente hostil no Brasil. A última vez em que ele se apresentou no país, quando derrotou Demian Maia no UFC São Paulo, em outubro passado, o norte-americano provocou a torcida e chegou a dizer que os ‘brasileiros eram animais sujos’. O lutador, de 30 anos de idade, tem um cartel de 13 vitórias e apenas uma derrota.
O UFC 224 terá como atração principal a disputa do cinturão peso galo feminino entre Amanda Nunes e Raquel Pennington. Em outro duelo bastante aguardado, os brasileiros Vitor Belfort e Lyoto Machida fazem o combate de ex-campeões da noite. Nomes como: Ronaldo Jacaré, John Lineker e Thales Leites também estão confirmados no show.
Amanda Nunes x Raquel Pennington – pelo cinturão peso galo
Rafael dos Anjos x Colby Covington – pelo cinturão interino dos meio-médios
Ronaldo Jacaré x Kelvin Gastelum
John Lineker x Brian Kelleher
Olesksiy Oliynyk x Júnior Albini
Elizeu Capoeira x Sean Strickland
Warlley Alves x Sultan Aliev
Thales Leites x Jack Hermansson
Alberto Mina x Ramazan Emeev
Davi Ramos x Nick Hein