Não deu para Fabrício Werdum! O brasileiro subiu no octógono, neste sábado (17), na luta principal do UFC Londres, disposto a emplacar a terceira vitória consecutiva e ficar próximo da chance pelo cinturão dos pesados. Mas, após um bom início de luta, o faixa-preta gaúcho acabou nocauteado pelo gigante russo Alexander Volkov, de 2,04m, no quarto round e freou sua escalada rumo ao topo da divisão.
Com o resultado, ‘Drago’, como é conhecido, emplaca sua quarta vitória em quatro lutas no octógono. Já Werdum, com 40 anos, que ocupava a terceira posição no ranking dos pesados, fica bem distante de uma nova chance pelo título da categoria.
“Este é o maior adversário que já tive, ele é uma lenda deste esporte. Estou muito feliz, espero ter uma chance pelo cinturão, estou esperando isso há muito tempo. Eu sei que o jiu-jítsu dele é muito bom, mas me preparei muito para escapar dessas técnicas dele. Esperei meu momento e aproveitei”, afirmou Volkov.
Disposto a não se arriscar na luta em pé, Werdum atacou as pernas do rival logo no início da luta. O brasileiro fintou a joelhada voadora e derrubou o Volkov logo nos primeiros segundos. Por cima, o brasileiro combinou bons socos na linha de cintura e no rosto do russo. Por outro lado, Fabrício não conseguia evoluir na passagem de posição e ficou preso na guarda de ‘Drago’. Em uma das tentativas de passagem, Werdum perdeu o equilíbrio e cedeu espaço para o russo se levantar. Volkov foi pra cima e conectou vários socos no brasileiro com a guarda fechada.
No segundo round, Volkov, com maior envergadura, conectou bons socos. Mas Werdum conseguiu a queda na metade da parcial a controlou a disputa por cima, acertando bons socos na guarda, mas sem conseguir evoluir nas posições.
A partir do terceiro assalto a história da luta começou a mudar. Volkov conectou os melhores golpes em pé e evitou entrar no jogo de quedas no brasileiro, que se jogava sempre que podia no octógono. Fabrício só conseguiu levar a disputa no solo nos instantes finais, quando tentou encaixar uma Kimura para finalizar a disputa, mas não teve tempo de virar a parcial.
No quarto round, visivelmente cansado, o brasileiro partiu para o tudo ou nada e acabou se dando mal. Werdum tentou uma queda de qualquer maneira, acabou caindo por baixo e não conseguiu reverter a posição. Volkov disparou bons golpes e se levantou na sequência. O gaúcho foi para cima com cruzados, mas Volkov foi mais rápido no contragolpe e derrubou o faixa-preta. O russo aproveitou a oportunidade e encerrou a disputa com mais três socos no chão para chegar ao nocaute técnico.
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Alexander Volkov derrotou Fabrício Werdum por nocaute a 1m38s do R4
Peso meio-pesado: Jan Blachowicz derrotou Jimi Manuwa na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso galo: Tom Duquesnoy derrotou Terrion Ware na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27).
Peso meio-médio: Leon Edwards derrotou Peter Sobotta por nocaute técnico a 4m57s do R3
CARD PRELIMINAR
Peso médio: Charles Byrd finalizou John Phillips com um estrangulamento a 3m58s do R1
Peso meio-médio: Danny Roberts derrotou Oliver Enkamp por nocaute a 2m12s do R1
Peso pena: Danny Henry finalizou Hakeem Dawodu com uma guilhotina a 39s do R1
Peso meio-pesado: Paul Craig finalizou Magomed Ankalaev com um triângulo a 4m59s do R3
Peso leve: Kajan Johnson derrotou Stevie Ray na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso pesado: Dmitriy Sosnovskiy finalizou Mark Godbeer com um mata-leão a 4m29s