Após se colocar perto do título peso leve em algumas oportunidades, Edson Barboza acabou perdendo lutas decisivas e acabou voltando para o meio da fila. O mesmo aconteceu no UFC 219 deste sábado (30), quando o brasileiro foi dominado por Khabib Nurmagomedov e não conseguiu se credenciar para a disputa do cinturão da categoria.
Veja Também
O brasileiro começou bem, soltando duros chutes baixos, mas logo sucumbiu ao jogo de pressão do russo, que teve um preparo físico formidável e não mostrou cansaço ao longo dos 15 minutos de luta. Com isso, Nurmagomedov chega para disputar o cinturão, seja contra Tony Ferguson (dono do cinturão interino) ou Conor McGregor (campeão linear).
“Eu posso lutar com Conor ou Tony hoje ainda. Preciso apenas de uma hora de descanso e o UFC pode casar essa luta agora mesmo. Obrigado a todos pelo apoio”, provocou o russo.
Abrindo o card principal, Neil Magny mostrou estar com o preparo físico em dia e surpreendeu o ex-campeão interino Carlos Condit. Com um jogo de pressão e combinando socos com chutes, Magny conseguiu voltar à coluna da vitória após perder para Rafael Dos Anjos, deixando Condit perdido no octógono. O ex-dono do cinturão provisório não lutava há 16 meses e parecia enferrujado, sendo presa fácil nos dois primeiros assaltos e só aparecendo no último round.
Depois, foi a vez de uma importante luta no peso palha. A ex-campeã da divisão Carla Esparza superou a sensação Cynthia Calvillo em resultado polêmico. Após ser dominada no chão durante os cinco minutos iniciais, “Cookie Monster” usou seus chutes e diretos de direita para manter a promissora adversária fora do seu alcance. Mesmo assim, a decisão foi vaiada pela torcida, que acreditava na vitória de Calvillo. No peso leve, Dan Hooker e Marc Diakiese fizeram luta morna até o terceiro assalto, quando o australiano Hooker encaixou uma guilhotina que obrigou Diakiese a bater em desistência.
A LUTA
Edson Barboza começou a luta se movimentando muito, usando duros chutes baixos e variando com pisões no estômago. Khabib manteve seu estilo de pressão e soube absorver os golpes mais traumáticos do brasileiro até encurtar a distância e conseguir a queda. A partir daí, o russo começou a imprimir seu impiedoso ground and pound, magoando o rosto de Barboza, que voltou ao córner desorientado depois do fim do assalto.
No segundo round, mais do mesmo. Poucos momentos em que Edson ainda ensaiava uma reação e mais domínio de Nurmagomedov, que encurtava a distância, quedava e punia o brasileiro de forma brutal. No último assalto, o lutador de Nova Friburgo surpreendeu pela resistência, conseguindo soltar golpes duros, incluindo uma joelhada voadora e dois chutes rodados. Porém, “Eagle” manteve seu estilo de pressão e venceu mais um round – e a luta – com bastante folga.
Resultados do UFC 219 (até aqui):
Peso leve: Khabib Nurmagomedov derrotou Edson Barboza por decisão unânime (30-25, 30-25, 30-24)
Peso leve: Dan Hooker derrotou Marc Diakese por finalização (guilhotina) aos 42s do R3
Peso palha: Carla Esparza derrotou Cynthia Calvillo por decisão unânime (3x 29-28)
Peso meio-médio: Neil Magny derrotou Carlos Condit por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Card preliminar
Peso meio-pesado: Michal Oleksiejczuk derrotou Khalil Rountree Jr. por decisão unânime (3x 30-27)
Peso pena: Myles Jury derrotou Rick Glenn por decisão unânime (3x 30-27)
Peso médio: Marvin Vettori e Omari Akhmedov têm empate majoritário (28-28, 29-28 Vettori, 28-28)
Peso mosca: Matheus Nicolau derrotou Louis Smolka por decisão unânime (30-26, 30-26, 30-25)
Peso galo: Tim Elliott derrotou Mark De La Rosa por finalização (triângulo de mão) a 1m41s do R2
Você precisa fazer login para comentar.