O norte-americano Dan Henderson está de volta ao UFC. Depois de se afastar da organização em 2009 e se sagrar campeão do Strikeforce, o líder da Team Quest retorna ao octógono mais famoso do mundo para um clássico do MMA nacional. Hendo encara o brasileiro Mauricio Shogun no UFC 139, evento agendado para o dia 19 de novembro, em San Jose, nos Estados Unidos.
O vencedor do combate entre Henderson e Shogun deverá ter a chance de disputar o cinturão dos meio-pesados, que sai do duelo entre Jon Jones, atual campeão, e Quinton Rampage Jackson.
Henderson é considerado um dos maiores vencedores da história do MMA. O norte-americano, de 41 anos, acumulou em sua carreira os cinturões do Pride, UFC e Rings. Em seu histórico profissional, Hendo acumula 28 vitórias e oito derrotas e vem de um importante triunfo: sobre Fedor Emelianenko, na divisão de pesos pesados, em julho deste ano.
Por sua vez, Shogun terá a oportunidade de dar um importante passo para reconquistar o cinturão do UFC. O brasileiro, que perdeu o título da organização em março, quando foi nocauteado por Jon Jones, tem um cartel de 20 vitórias e cinco derrotas. Em sua última apresentação, o atleta tupiniquim não tomou conhecimento de Forrest Griffin e nocauteou o norte-americano no primeiro assalto do UFC Rio, evento realizado dia 27 de agosto, na capital fluminense.
Além de Mauricio Shogun, o UFC 139 contará ainda com mais três brasileiros em ação: Gleison Tibau e Rafael dos Anjos fazem o duelo tupiniquim, enquanto Vitor Belfort fará a luta principal do show diante do norte-americano Cung Le.
Confira abaixo o card completo do evento:
Vitor Belfort vs. Cung Le
Dan Henderson vs. Mauricio Shogun Rua;
Brian Bowles vs. Urijah Faber;
Martin Kampmann vs. Rick Story;
Ryan Bader vs. Jason Brilz;
Rafael dos Anjos vs. Gleison Tibau;
Stephan Bonnar vs. Kyle Kingsbury;
Tom Lawlor vs. Chris Weidman;
Comentários