O encerramento da 26ª edição do The Ultimate Fighter (TUF), o reality show do UFC, será histórico. A grande final do programa irá coroar a primeira campeã da quarta categoria feminina da organização. Após Rose Namajunas nos palhas, Amanda Nunes nos galos e Cris Cyborg nos penas, as norte-americanas Roxanne Modafferi e Nicco Montaño disputam a chance de segurar pela primeira vez o cinturão peso mosca feminino.
Veja Também
Mas não são só as finalistas que terão chance de mostrar serviço no evento, já que o restante do programa está recheado de participantes da 26ª temporada do The Ultimate Fighter, que contou com os pesos leves Eddie Alvarez e Justin Gaethje como treinadores – os dois, aliás, se enfrentam na porção principal do UFC 218 do dia seguinte ao TUF Finale 26.
Caminhos distintos
Uma das maiores veteranas do MMA feminino, Roxanne Modafferi terá uma segunda chance de dar a volta por cima. Após não ter conseguido passar da primeira fase no TUF 18, quando foi do time de Miesha Tate como peso galo, “Roxy” se reinventou como peso mosca e conseguiu resultados relevantes fora do UFC, principalmente no Invicta FC, evento com lutas exclusivamente femininas.
Suas últimas performances foram tão impressionantes que ela entrou no TUF 26 como a grande favorita. Porém, acabou perdendo para Sijara Eubanks na semifinal. O destino lhe deu uma nova chance quando ela foi chamada para substituir sua algoz, que passou mal e precisou ser retirada da luta de título com Montaño.
Por falar na outra finalista, Nicco Montaño foi uma das grandes surpresas. Ranqueada em 14º de 16 lutadores no show, ela deixou várias favoritas pelo caminho, incluindo Lauren Murphy, que já lutou no UFC como peso galo, e Barb Honchak, ex-campeã mosca do Invicta. Além de ter dominado Montana Stewart por decisão. Com isso, Montaño chega confiante para fazer história e se tornar campeã mundial mesmo com um cartel irregular de apenas três vitórias e duas derrotas.
Outras lutas
Se Montaño e Modafferi certamente se destacaram sobre as outras 14 participantes do show, o UFC resolveu dar uma chance a várias atletas que ficaram pelo caminho no torneio. Inicialmente, Roxanne enfrentaria Honchak em uma luta do card principal, mas com a ida de “Roxy” para a luta pelo título, Lauren Murphy, que estava sem adversária, retorna ao Ultimate contra a ex-campeã do Invicta, em um duelo bastante interessante.
Outra atleta de renome que não conseguiu chegar à final, DeAnna Bennett, que já venceu a brasileira Jennifer Maia no Invicta, além de ter dominado Julianna Peña, campeã do TUF 18, enfrenta Melinda Fabián e a “musa” da temporada Rachael Ostovich-Berdon luta pela sua permanência no Ultimate contra Karine Gevorgyan.
Ficha técnica do TUF FINALE 26:
DATA E HORÁRIO: 01/12/2017, a partir das 22h (horário de Brasília)
LOCAL: Park Theather, Las Vegas (EUA)
TRANSMISSÃO: Canal Combate
Card principal
Peso mosca: Nicco Montaño x Roxanne Modafferi – luta pelo cinturão inaugural peso mosca feminino
Peso galo: Sean O’Malley x Terrion Ware
Peso mosca: Barb Honchak x Lauren Murphy
Peso médio: Eric Spicely x Gerald Meerschaert
Peso mosca: DeAnna Bennett x Melinda Fabian
Peso galo: Joe Soto x Brett Johns
Card preliminar
Peso mosca: Christina Marks x Montana De La Rosa
Peso médio: Andrew Sanchez x Ryan Janes
Peso mosca: Karine Gevorgyan x Rachael Ostovich-Berdon
Peso mosca: Ariel Beck x Shana Dobson
Peso mosca: Gillian Robertson x Emily Whitmire
Comentários