O card do UFC 219, agendado para o dia 30 de dezembro, em Las Vegas (EUA), sofreu uma importante baixa. O meio-pesado Gokhan Saki, lenda do kickboxing, sofreu uma lesão no joelho e está fora do duelo que faria contra Kahlil Rountree Jr, que marcaria sua segunda atuação na organização. Para o seu lugar foi chamado o polonês Michal Oleksiejczuk, que fará sua estreia na casa.
Ex-campeão do Glory e considerado uma das principais esperanças de renovação na categoria dos meio-pesados do Ultimate., Saki tem apenas duas lutas profissionais no MMA. Antes de bater Henrique Frankenstein por nocaute no UFC Japão, em setembro passado, havia se aventurado no esporte no longínquo ano de 2004, quando foi nocauteado pelo ex-UFC James Zikic. No kickboxing, contudo, o cartel do turco é de impor respeito: ele acumula 83 vitórias, 12 derrotas e uma luta sem resultado.
Parceiro de treinos de Anderson Silva, Rountree ficou conhecido por ter nocauteado o ‘Spider’ durante uma sessão de sparring. Finalista do TUF 23, ele tem quatro lutas no UFC, com 50% de aproveitamento. Sua atuação mais recente foi em julho deste ano, quando nocauteou Paul Craig no UFC Escócia. Ao todo, são seis triunfos e dois reveses no cartel.
O UFC 219 será liderado pelo duelo entre a campeão Cris Cyborg e Holly Holm, válido pelo cinturão peso pena feminino. Outros três brasileiros também estão confirmados no show. O peso leve Edson Barboza enfrenta Khabib Nurmagomedov, o peso galo John Lineker encara Jimmie Rivera e o peso mosca Matheus Nicolau retorna após mais de um ano sem lutar para medir forças com Louis Smolka.
Peso pena: Cris Cyborg x Holly Holm
Peso leve: Khabib Nurmagomedov x Edson Barboza
Peso galo: Jimmie Rivera x John Lineker
Peso palha: Cynthia Calvillo x Carla Esparza
Peso meio-médio: Carlos Condit x Neil Magny
Peso meio-pesado: Khalil Rountree x Michal Oleksiejczuk
Peso pena: Myles Jury x Rick Glenn
Peso mosca: Louis Smolka x Matheus Nicolau
Peso meio-médio: Kamaru Usman x Emil Meek
Peso leve: Marc Diakiese x Dan Hooker