Quando migrou do UFC para o Bellator há alguns meses, Frank Mir não escondeu seu desejo de enfrentar Fedor Emelianenko na nova casa. E não demorou muito para que sua vontade fosse atendida. Escalado contra o lendário lutador russo no GP dos pesos pesados para abril de 2018, o ex-campeão do Ultimate enalteceu o duelo, afirmando estar motivado para voltar a lutar após dois anos inativo.
“É como um caçador de jogo grande. Eu não quero ir lá e atirar em uma pequena codorna. Você quer pegar o maior e mais assustador. (…) É legal ser um lutador novamente. Teve um pequeno limbo no último ano e meio, não tendo luta agendada e não podendo participar de lutas. Finalmente vou lutar novamente. É algo que quando você não faz o que ama isso se torna ainda pior”, declarou Mir entrevista ao ‘MMA Junkie’.
O duelo entre Frank Mir e Fedor é um dos quatro combates que compõem o chaveamento do GP dos pesados. O vencedor enfrenta Rampage Jackson ou Chael Sonnen, que abrem o torneio em janeiro. Do outro lado da chave estão Roy Nelson e Matt Mitrione, que se enfrentam em fevereiro, e os meio-pesados Ryan Bader e King Mo Lawal, que medem forças em maio.
Frank Mir construiu sua carreira praticamente inteira no Ultimate, tendo realizado na companhia 27 das 29 lutas profissionais de seu cartel. Desde 2001 no UFC, ele conquistou o cinturão dos pesados na edição 48, quando precisou de apenas 50 segundos para finalizar Tim Sylvia. No entanto, foi destituído do posto após sofrer um acidente de moto e ficar quase dois anos sem lutar. Ele chegou a conquistar o cinturão interino ao nocautear Rodrigo Minotauro, mas foi nocauteado por Brock Lesnar na unificação das cintas. Aos 38 anos, ele acumulou um cartel com 18 vitórias e 11 derrotas.