Após o histórico UFC 217, o Ultimate busca seguir o ritmo intenso do último fim de semana com um evento recheado de boas lutas. O UFC Norfolk acontece deste sábado (11) e traz na luta principal, um duelo de exímios trocadores: o ex-campeão dos leves Anthony Pettis busca ficar perto de nova luta pelo título contra Dustin Poirier, conhecido por seu boxe alinhado e mãos pesadas.
Além da promessa de batalha entre os leves, o show também terá seis brasileiros em ação, com boas perspectivas para o MMA nacional: Júnior Albini, Cezar Mutante, Raphael Assunção, Marlon Moraes, Marcel Fortuna e Viviane Sucuri estarão em ação em diversas divisões.
Ainda que estejam fora do top-5 do peso leve, Anthony Pettis e Dustin Poirier estão em alta no UFC. O ex-campeão da categoria retornou ao caminho das vitórias com um grande triunfo sobre Jim Miller, enquanto o ‘Diamante’ vem de uma guerra contra outro antigo dono de cinturão, Eddie Alvarez – Poirier vencia a luta, quando foi pego por uma joelhada ilegal que o nocauteou e o duelo ficou sem resultado.
Por isso, a luta principal do UFC Norfolk, além de prometer um show de trocação, com o tae kwon do apurado de Pettis contrastando com o boxe alinhado e as mãos pesadas de Poirier, deve definir quem dará um passo à frente no verdadeiro tanque de tubarões que é a divisão até 70 kg. O vencedor poderá ficar a uma luta de disputar o cinturão, enquanto o vencedor dará vários passos atrás na busca pelo título.
Júnior “Baby” Albini teve uma estreia de sonhos no UFC: o brasileiro nocauteou Timothy Johnson no primeiro round e recebeu como presente uma luta contra um atleta de renome. Andrei Arlovski está em má fase, vindo de várias derrotas seguidas, mas ainda é um dos nomes mais reconhecidos da divisão, e já foi campeão do Ultimate. Uma vitória sobre o bielorrusso coloca “Baby” em outro nível na rasa divisão peso pesado e, em caso de triunfo, o brasileiro já pode sonhar com voos mais altos.
Raphael Assunção, por sua vez, vem de uma das maiores vitórias de sua carreira, quando superou o compatriota Marlon Moraes no UFC 212. Mas o peso galo, que já venceu o atual campeão TJ Dillashaw, não recebeu um adversário melhor ranqueado e teve que se contentar com Matthew López. Assim, a obrigação da vitória fica em cima do brasileiro, que não pode sequer pensar em perder se quiser permanecer na caça ao cinturão dos galos.
Finalmente, Cézar Mutante terá a chance de se recuperar da inesperada derrota para Elias Theodorou diante de um veterano do esporte. Nate Marquardt já foi campeão do Strikeforce, mas está em fase descendente e vem de derrota para o mestre de Mutante, Vitor Belfort. Mesmo assim, o peso médio brasileiro, que tinha construído sequência de três vitórias antes do revés, precisa do triunfo para seguir subindo na divisão.
O peso galo Marlon Moraes não tem moleza desde que assinou com o Ultimate. Após estrear com derrota em duelo equilibrado com Raphael Assunção, “Magic” agora fará sua segunda luta na categoria contra John Dodson, campeão do TUF 14 na divisão e ex-desafiante ao cinturão dos moscas. O duelo promete equilíbrio, já que os dois são, talvez, os mais rápidos da categoria, enquanto Marlon leva vantagem no jiu-jitsu e no peso da mão. Quem ganhar dará expressivo passo rumo ao top-5.
O brasileiro Marcel Fortuna estreou no UFC entre os pesos pesados e surpreendeu com um grande nocaute sobre o wrestler Anthony Hamilton. Porém, ao retornar à sua divisão de peso original, foi surpreendido por Jordan Johnson, e derrotado na decisão unânime. Diante de Jake Collier, “Mãozinha” precisa da vitória para se manter na rota por um lugar no top-15 da divisão até 93 kg.
Vivi Sucuri, por sua vez, terá pela frente seu primeiro grande teste no Ultimate. Após vitórias sobre Valerie Letorneau e Jamie Moyle, a brasileira peso palha terá pela frente Tatiana Suárez, conhecida por seu wrestling apurado e por ter vencido a 23ª temporada do The Ultimate Fighter. Com apenas quatro lutas profissionais, Suárez está invicta no MMA, assim como Sucuri, que tem 13 triunfos em 13 lutas.
Data:11/11/2017
Horário: 21h30
Local: Norfolk, Virginia, EUA
Como assistir: Canal Combate
CARD PRINCIPAL (a partir de 1h, horário de Brasília):
Peso leve: Dustin Poirier x Anthony Pettis
Peso meio-médio: Matt Brown x Diego Sanchez
Peso pesado: Júnior Albini x Andrei Arlovski
Peso médio: Nate Marquardt x Cezar Mutante
Peso galo: Raphael Assunção x Matthew Lopez
Peso leve: Joe Lauzon x Clay Guida
CARD PRELIMINAR (a partir de 21h30, horário de Brasília):
Peso galo: John Dodson x Marlon Moraes
Peso palha: Tatiana Suarez x Viviane Sucuri
Peso leve: Sage Northcutt x Michel Quiñones
Peso palha: Angela Hill x Nina Ansaroff
Peso meio-médio: Court McGee x Sean Strickland
Peso meio-pesado: Jake Collier x Marcel Fortuna
Peso médio: Darren Stewart x Karl Roberson