O norte-americano Nik Lentz é mais uma baixa para o UFC 216. Na manhã desta sexta-feira (6), véspera do evento, ele passou mal e foi obrigado a se retirar do duelo válido pelo peso leve que faria contra Will Brooks, ex-campeão do Bellator. O combate seria entre antigos companheiros de equipe, já que os dois treinaram na American Top Team – Lentz deixou a ATT recentemente para treinar com Henri Hooft no Combat Club.
O UFC anunciou que não haverá substituto para o duelo e Will Brooks, que bateu o peso limite da categoria dos leves deverá receber seu salário normalmente, mas sem o bônus da vitória. Lentz, que recentemente voltou aos leves após ter tido graves problemas para bater o limite dos penas, vem de derrota para Islam Makhachev no UFC 208, por decisão. Antes disso, ele havia vencido Michael McBride e Danny Castillo nas suas duas primeiras lutas após o retorno aos leves.
Já Will Brooks buscava conquistar apenas sua segunda vitória no UFC. Desde que trocou o Bellator pelo Ultimate, o peso leve tem tido problemas de adaptação. Após estrear com vitória sobre Ross Pearson, “Ill Will” perdeu para dois brasileiros seguidamente: Alex Cowboy e Charles Oliveira. No confronto contra Cowboy, no entanto, Brooks teve desvantagem de tamanho, já que o brazuca não bateu o peso por quase três quilos.