O Brasil terminou o UFC Fight Night Pittsburgh, evento realizado na noite deste sábado (16), nos Estados Unidos, com um saldo de 50%, uma vitória e uma derrota. O triunfo veio literalmente pelas mãos de Gilbert Durinho. O faixa-preta conseguiu a recuperação no show e emplacou seu primeiro nocaute no octógono ao bater Jason Saggo no segundo round. Já Serginho Moraes não foi páreo para o poder de fogo do nigeriano Kamaru Usman e viu cair a série de sete lutas sem derrota ao perder, também por nocaute, no primeiro assalto.
Serginho Moraes tinha uma dura missão pela frente no UFC Pittsburgh. Diante de Kamaru Usman, o brasileiro não conseguiu evitar a luta em pé do rival e acabou nocauteado no primeiro round. A expectativa da luta seria para um duelo de estilos. O nigeriano em busca da luta em pé, enquanto o faixa-preta paulista deveria buscar a disputa no solo. Porém, Serginho aceitou a troca de golpes com Usman e acabou não se encontrando.
Logo nos primeiros movimentos, Usman aceitou uma bomba de direita e desequilibrou o brasileiro. Serginho ainda chamou o rival para o solo, mas o nigeriano deu as costas e pediu para Moraes se levantar.
Após o susto no início, Serginho começou a se encontrar. Mesmo sem desvantagem na luta em pé, o faixa-preta conseguia conectar alguns contragolpes. Porém, o castigo veio rápido. Usman conectou um direto direita e Serginho já caiu nocauteado.
Após o triunfo, o ‘Pesadelo Nigeriano’ desafiou outro brasileiro: Rafael dos Anjos.
“Qualquer um na divisão dos meio-médios sabe que não quer lutar comigo, porque sabe que eu sou o melhor. Eu já fiz de tudo, já vi de tudo, então, podem trazer que eu sou um problema. Tem um cara chegando agora e ele quer furar a fila? Rafael dos Anjos, abre o olho. Te enfrento quando você quiser”, disparou Usman, que emplacou sexta seguida no UFC.
Faixa-preta e multicampeão mundial no jiu-jitsu, Gilbert Durinho mostrou evolução na luta em pé. No card preliminar do UFC Fight Night Pittsburgh, o faixa-preta conquistou o primeiro nocaute de sua carreira no octógono ao despachar Jason Saggo no segundo round.
Com muita movimentação, Durinho surpreendeu o rival e conectou bons contragolpes no primeiro round. O brasileiro ainda usou boas combinações para encurtar e buscar a queda, mas Saggo conseguiu evitar. O canadense ainda conseguiu um bom momento no final da parcial quando acertou uma um bom golpe de esquerda e desequilibrou o brasileiro. Porém, Jason respeitou o jiu-jítsu de Durinho e ficou de pé. No final, Gilbert ainda conseguiu uma queda e chegou às costas, mas sem tempo para a finalização.
No segundo round, Saggo tentou voltar mais ativo na luta em pé, enquanto Durinho tentou levar o duelo para o solo. Após levar alguns sustos, o brasileiro conseguiu derrubar o rival e rapidamente chegar as costas. O canadense ainda conseguiu se levantar, mas foi pego logo em seguida: Durinho acertou um cruzado de direita que mandou o adversário direto para o chão já desacordado.
“Obrigado aos meus treinadores, que me ajudaram muito, aos companheiros de equipe. Obrigado a todos. Sempre dizem para eu acreditar na minha mão, me avisaram que o gancho de direita era muito duro e estava tentando não mostrar minhas emoções. Estou de volta”, comemorou Durinho.
Peso meio-médio: Kamaru Usman derrotou Serginho Moraes por nocaute a 2m48s do R1
Peso pesado: Justin Ledet derrotou Azunna Anyanwu na decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29, 29×28)
Peso leve: Olivier Aubin-Mercier derrotou Tony Martin na decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29, 29×28)
Peso pesado: Daniel Spitz derrotou Anthony Hamilton por nocaute a 24s do R1
Peso médio: Uriah Hall derrotou Krzysztof Jotko por nocaute a 2m25s do R2
Peso leve: Gilbert Durinho derrotou Jason Saggo por nocaute a 4m55s do R2
*lutas encerradas até o momento