Rousimar Toquinho conseguiu um feito pouco comum no mundo do MMA. Após ser derrotado na decisão dividida por Shamil Amir no Fight Nights Global 73, evento realizado no dia 4 de setembro, o brasileiro entrou com um recurso para mudar o resultado da luta e obteve sucesso, uma vez que a organização russa acatou e alterou o duelo para empate.
O pedido foi enviado por Alex Davis, empresário do lutador, a Artem Harlanov, matchmaker do evento. Na carta, a alegação é de que o resultado foi bastante controverso, com grande parte da mídia especializada anotando vitória do ex-UFC.
“Prezado Artem Harlanov, gostaríamos de apelar do resultado da luta realizada no dia 4 de setembro de 2017 pela sua organização entre Rousimar Palhares e Shamil Amirov, que terminou com vitória de Shamil Amirov por decisão dividida. Esta decisão não reflete a realidade do que aconteceu na luta. Não só Rousimar e sua equipe discordam do resultado, como também foi a opinião de toda a imprensa especializada no mundo. Rousimar foi claramente o agressor, conectando mais golpes e perseguindo Amirov, enquanto Amirov evitou a luta. No terceiro, não somente Rousimar foi o agressor, mas também chegou perto de acabar a luta por finalização duas vezes. Por estas razões, nós pedimos que a luta seja cuidadosamente revisada e pontuada corretamente, e seu resultado seja dado. Respeitosamente, Alex Davis”, diz a tradução da carta.
Toquinho, aos 37 anos, ‘ganhou’ o primeiro empate de seu cartel, que ainda possui 19 vitórias e oito reveses na carreira.