Ketlen Vieira ‘salva’ brasileiros nas preliminares do UFC 215

K. Vieira finalizou no UFC 215 (Foto: Reprodução Instagram UFC)

K. Vieira finalizou no UFC 215 (Foto: Reprodução Instagram UFC)

A brasileira Ketlen Vieira foi a única brasileira vitoriosa nas preliminares do UFC 215 deste sábado (9), que contaram também com Adriano Martins e Luis Henrique KLB. Os dois foram derrotados por Kajan Johnson e  Arjan Bhullas, respectivamente, nas duas primeiras lutas da noite.

Publicidade

A peso galo da Nova União surpreendeu a medalhista de prata olímpica Sara McMann e finalizou a norte-americana com um katagatame no segundo round do duelo entre as duas. Muito emocionada, Ketlen admitiu que levou golpes duros no primeiro assalto, mas manteve a perseverança para virar o combate.

Veja Também

“Eu sabia que iria ser testada como nunca fui antes. Quero agradecer a Deus e à toda minha equipe. Hoje eu fui mais testada do que nunca. Tomei muitos golpes duros, mas não me desesperei, pois sabia que ia conseguir pegá-la. O meu mestre Dedé Pederneiras disse que até os wrestlers caem e o katagatame é uma posição muito forte na Nova União”, declarou Ketlen.

Publicidade

Número 13 do ranking, a “Fenômeno” começou sendo dominada por Sara McMann. A norte-americana imediatamente encurtou a distância e buscou o clinch. Apesar da resistência da brasileira, McMann conseguiu levar o duelo para o chão e deu cotoveladas duras da guarda. O inchaço no rosto de Ketlen quase a atrapalhou, mas a brasileira manteve a paciência. Apesar de levar a montada, Vieira não se desesperou e virou o jogo, atacando em uma chave de joelho e Sara foi salva pelo gongo.

No segundo assalto, Ketlen voltou determinada a não ser quedada novamente. McMann novamente buscou o clinch, mas desta vez a brasileira estava preparada. Mesmo com as costas na grade, a “Fenômeno” usou seu judô para surpreender a adversária e já caiu na meia guarda. Dali, começou a trabalhar para conseguir um katagatame e sua força descomunal permitiu a finalização, mesmo estando presa do outro lado do estrangulamento.

Publicidade

Derrotas dos brasileiros

O manauara Adriano Martins não lutava desde o ano passado, mas enfrentou um atleta que estava ainda mais tempo fora do octógono: Kajan Johnson não competia há dois anos e começou bem hesitante, esperando o brasileiro atacar e se movendo muito, com poucos golpes conectados. Martins, por sua vez, caçava o canadense e o cercava, mas também sem fazer danos. Isso até o fim do round, quando aproveitou uma tentativa de joelhada voadora e conectou um golpe duro no queixo de Johnson, que caiu, mas manteve a consciência. No segundo assalto, mais do mesmo, mas Kajan passou a se soltar mais e conectou até mais golpes do que Adriano.

No terceiro round, veio o inesperado e brutal nocaute. Talvez cansado de seguir Johnson, Martins finalmente caiu na armadilha do adversário e avançou com a guarda baixa. Foi a brecha suficiente para Kajan conectar com um soco na têmpora que apagou o brasileiro.

Publicidade

Logo depois, foi a vez de Luis Henrique KLB entrar em ação. Ele enfrentou o perigoso Arjan Bhullar, que fazia sua estreia no UFC. Mais paciente, KLB usou seu jab para manter o adversário, wrestler de primeira linha, à distância. Ele conseguiu levar o duelo para o segundo round, mas acabou caindo com um golpe duro. Mesmo assim, o peso pesado brasileiro resistiu e levou o duelo para o último assalto.

Com um senso de urgência maior por conta de sua performance nos dois primeiros assaltos, KLB veio com tudo para cima de Bhullar, conquistando quedas e soltando golpes duros no indo-canadense. Bhullar, porém, resistiu e venceu na decisão dos juízes laterais.

 

Resultados das preliminares do UFC 215

CARD PRELIMINAR

Peso galo: Ketlen Vieira venceu Sara McMann por finalização (katagatame) aos 4m16s do R2

Peso galo: Sarah Moras venceu Ashlee Evans-Smith por finalização (chave de braço) aos 2m51s do R1

Peso pena: Rick Glenn venceu Gavin Tucker por decisão unânime (30-25, 30-24, 29-27)

Peso leve: Alex White venceu Mitch Clarke por nocaute técnico aos 4m35s do R2

Peso pesado: Arjan Bhullar venceu Luis Henrique KLB por decisão unânime (3x 29-28)

Peso leve: Kajan Johnson venceu Adriano Martins por nocaute aos 49s do R3

Publicado por
João Vitor Xavier