Um dos maiores nomes da história do MMA japonês, o veterano Takanori Gomi vai ter a oportunidade de voltar a atuar em casa. Dia 23 de setembro, em Saitama, ele enfrenta o sul-coreano ‘Maestro’ Dong Hyun Kim no UFC Japão, em duelo válido pela categoria dos leves (até 70kg). A informação foi dada em primeira mão pelo site ‘MMA Junkie’.
Ex-campeão peso leve do Pride, título conquistado em 2005, após nocautear o compatriota Hayato Sakurai, Gomi atravessa a pior fase de sua carreira. Se no extinto evento japonês ele marcou época, no UFC sua trajetória é marcada por tropeços. Em 12 lutas realizadas na organização, são apenas quatro vitórias e oito derrotas. Nas últimas quatro vezes em que atuou, foi nocaateado ou finalizado ainda no primeiro round. Aos 38 anos, esse pode ser o combate de despedida do asiático, que tem um cartel com 35 triunfos, 13 reveses e uma luta sem resultado.
Hyun Kim, por sua vez, tem uma carreira sem tanto brilho. Dez anos mais jovem, ele tem como profissional 14 resultados positivos, oito negativos e três empates. No UFC, são apenas três lutas, com duas derrotas e uma vitória, conquistada em seu último desafio, em dezembro do ano passado.
O Brasil tem cinco representantes no card. O ex-campeão meio-pesado Maurício Shogun faz a revanche com Ovince St.Preux na luta principal da noite, enquanto o meio-pesado Henrique Frankenstein e o peso mosca Jussier Formiga enfrentam o estreante Gokhan Saki, astro do kickboxing, e Yuta Sasaki, respectivamente. No duelo 100% brasileiro, Claudinha Gadelha e Jéssica Bate-Estaca medem forças pela divisão pelo palha feminino.
Peso meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St-Preux
Peso palha: Cláudia Gadelha x Jéssica Andrade
Peso leve: Takanori Gomi x ”Maestro” Dong Hyun Kim
Peso meio-pesado: Gokhan Saki x Henrique Frankenstein
Peso mosca: Jussier Formiga x Yuta Sasaki
Peso mosca: Naoki Inoue x Jenel Lausa
Peso palha: Syuri Kondo x Chan Mi Jeon
Peso meio-médio: Keita Nakamura x Alex Morono
Peso meio-médio: Daichi Abe x Hyun Gyu Lim
Peso pena: Mizuto Hirota x Charles Rosa
Peso pena: Teruto Ishihara x Rolando Dy
Peso meio-médio: Shinsho Anzai x Luke Dumeau