Após mais de um ano sem lutar, Gilbert Melendez já tem data para voltar ao octógono e fazer sua estreia no peso pena: ele enfrenta Jeremy Stephens no UFC 215, dia 9 de setembro, em Edmonton, no Canadá. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista norte-americano Damon Martin, horas após o próprio ‘El Ninho’ anunciar em suas redes sociais que estava com duelo marcado.
Ex-campeão peso leve do Strikeforce, Melendez foi contratado a peso de ouro pelo Ultimate, em 2013. Logo em sua estreia, disputou o cinturão da divisão até 70kg contra Ben Henderson, mas foi derrotado por pontos. Na sequência, contra Diego Sánchez, ainda em 2013, conquistou sua primeira e única vitória no Ultimate. De lá para cá, perdeu as três vezes em que atuou: foi finalizado por Anthony Pettis, em outra disputa pelo título, e superado por Eddie Alvarez, em 2015 – ainda foi pego no exame antidoping e suspenso por ano – e para Edson Barboza, em julho do ano passado.
Stephens, por sua vez, pode ser considerado um veterano no UFC. Na companhia desde 2007, ele já soma 25 combates, com 12 resultados positivos e 13 negativos. Número 8 no ranking dos penas, o ‘Esquentadinho’, como é conhecido, já bateu nomes como Rafael dos Anjos, Rony Jason e Renan Barão. Seu duelo mais recente foi em abril deste ano, quando foi derrotado por pontos pelo brasileiro Renato Moicano no UFC Kansas City.
CARD DO UFC 215 (até o momento):
Peso pesado: Junior Cigano x Francis Ngannou
Peso mosca: Henry Cejudo x Wilson Reis
Peso pena: Gilbert Melendez x Jeremy Stephens
Peso meio-pesado: Ilir Latif x Tyson Pedro
Peso pena: Gavin Tucker x Rick Glenn
Peso galo: Ashlee Evans-Smith x Sarah Moras
Peso pesado: Luis Henrique KLB x Arjan Bhullar