A Comissão Atlética da Califórnia (CSAC) implementou nova medida para ajudar a garantir que os atletas mantenham seu estado de saúde intacto enquanto cortam peso. Nesta semana, a entidade organizou uma pesagem à distância para os seis lutadores envolvidos em duelos de título do UFC 214, que ocorre no dia 29 de julho. A informação é do site norte-americano MMA Fighting.
Utilizando o aplicativo de ligações de vídeo FaceTime, a CSAC checou o peso atual de Jon Jones, Daniel Cormier, Cris Cyborg, Tonya Evinger, Demian Maia e Tyron Woodley, os seis lutadores envolvidos em duelos pelos títulos meio-pesado, pena feminino e meio-médio.
A ideia da Comissão é que haja outra “pesagem” a 10 dias do UFC 214 e, assim, monitorar os pesos dos atletas para garantir que eles conseguirão bater os pesos limites no dia anterior ao evento sem que comprometam suas saúdes. A iniciativa faz parte de um plano de 10 pontos iniciado pela CSAC que visa melhorar as regulações dos cortes de peso. As “pesagens” semanas antes de lutas são práticas comuns no boxe, principalmente no Conselho Mundial de Boxe.
Em contato com o MMA Fighting, Andy Foster, executivo da organização, disse que está satisfeito com os números encontrados em todos os atletas, mas não revelou o peso de nenhum dos seis lutadores.