Karolina Kowalkiewicz chegou ao Rio de Janeiro para o UFC 212 esperando que uma vitória sobre Cláudia Gadelha, número um do ranking peso palha, a colocasse de novo na rota do cinturão. Ao invés disso, a polonesa foi completamente dominada pela lutadora da casa e acabou finalizada pela primeira vez em sua carreira, ainda no assalto inicial.
Após o combate, Karolina admitiu ter chorado, pediu desculpas aos seus fãs, mas fez questão de elogiar a postura de sua adversária dentro e fora do octógono. Claudinha já havia postado uma foto com a polonesa e a elogiado.
“Tristeza, arrependimento, raiva, frustração – não tenho palavras para descrever o que estou sentindo no momento… Eu amo fazer o que faço, amo MMA e nada mudará isso. Continuarei treinando e lutando e prometo que chegarei para a minha próxima luta com um sorriso no rosto como sempre. A Cláudia simplesmente foi melhor e aquele definitivamente não foi meu dia. Eu gostaria de parabenizá-la e agradecê-la pela luta. Você é uma lutadora e uma pessoa incrível, foi uma honra te enfrentar no octógono. Hoje pelo luto também pelos meus fãs e gostaria de pedir desculpa a vocês por desapontá-los. Gostaria de pedir desculpa também aos meus treinadores, parceiros da STT, amigos e familiares”, declarou Kowalkiewicz através de postagem em seu Instagram oficial.
A polonesa chegou ao UFC invicta na carreira, e conseguiu uma chance de título após conquistar três vitórias seguidas, sobre Randa Markos, Heather Jo Clark e Rose Namajunas. Ela desafiou a campeã da categoria, sua compatriota Joanna Jedrzejczyk no histórico UFC 205, e acabou derrotada por decisão. Logo depois, enfrentou Claudinha e chegou ao seu segundo revés consecutivo.