Em um passado não muito distante, quando Anderson Silva e Georges St. Pierre reinavam nas categorias dos médios (até 84kg) e meio-médio (77kg), respectivamente, um duelo entre a dupla sempre foi especulado no mundo do MMA. Os anos se passaram, o brasileiro e o canadense perderam seus reinados e o combate nunca saiu do papel e da imaginação dos fãs.
Curiosamente, ambos deixaram o topo em 2013: o ‘Spider’ foi nocauteado por Chris Weidman e St. Pierre se aposentou. Agora, quase quatro anos passados e se preparando para voltar a lutar, GSP não vê com bons olhos um possível combate com Silva. Para ele, Anderson não é mais o mesmo do passado.
“Poderia acontecer, mas depende das condições, porque lutas têm a ver com o momento. Uma hora a imagem do lutador está valorizada; em outra, não. E você sempre quer lutar contra quem está com a imagem mais valorizada possível. Existe essa flutuação. Não acho que a imagem de Anderson Silva esteja em alta neste momento. Ele é uma lenda por tudo o que fez no passado, mas não é mais o mesmo que era”, declarou, entrevista ao site “MMA Junkie” (EUA).
St. Pierre não luta desde novembro de 2013, quando bateu Johny Hendricks e logo em seguida anunciou seu afastamento por tempo indeterminado do MMA. Ao todo, ele tem um cartel profissional de 25 vitórias e duas derrotas. No UFC, acumula 20 triunfos e dois reveses, com direito a nove defesas de cinturão na categoria dos meio-médios.