A trajetória de Renan Barão no peso pena (até 66kg) durou apenas duas lutas. Após somar uma derrota e uma vitória na divisão, o lutador anunciou que voltará a atuar no peso galo (até 61kg), categoria na qual foi campeão de 2012 a 2014. A informação foi dada em primeira mão pelo site ‘Combate.com’.
Barão estreou nos penas em maio de 2016, quando foi derrotado por Jeremy Stephens por decisão unânime. A recuperação veio em setembro, ao superar o Phillipe Nover , também por pontos.
Ex-campeão dos galos, Renão conquistou o cinturão em 2012, quando derrotou Urijah Faber no UFC 149, em duelo válido pelo título interino da categoria, uma vez que Dominick Cruz era o campeão linear. Como interino, ele realizou duas defesas – contra Michael McDonald e Eddie Wineland -, até ser promovido ao posto de linear ao nocautear Faber na revanche entre os dois.
Na sequência, porém começou o ‘calvário’ do brasileiro: ele foi destronado por TJ Dillashaw em maio de 2014, se recuperou finalizando Mitch Gagnon, mas voltou a ser nocauteado por TJ, em julho de 2015. Após o segundo revés, ele anunciou a subida de peso. Aos 30 anos, são 34 vitórias, quatro derrotas e um “No Contest” (luta sem resultado) em seu cartel.