Além da terceira derrota seguida, sofrida para Kelvin Gastelum no UFC Fortaleza do último sábado (11), Vitor Belfort também amargou a perda de duas posições no ranking do peso médio do Ultimate. Com o novo revés, o Fenômeno deixou o top-10 da categoria e agora está na 11ª posição. Vitorioso fora de casa, Gastelum subiu dois lugares e está em oitavo.
Vitor Belfort luta desde 2009 no peso médio do UFC e esteve sempre entre os melhores do mundo. Antes da recente queda de rendimento com as três derrotas em sequência, o brasileiro tinha vitórias sobre Rich Franklin, Luke Rockhold e Michael Bisping, três atletas que foram campeões da divisão – Bisping é o atual dono do cinturão.
Além de Belfort, outros dois brasileiros caíram nos rankings de suas divisões após derrotas no UFC Fortaleza. Francisco Massaranduba, que era o 11º melhor peso leve do Ultimate, teve sua série de sete vitórias seguidas interrompidas por Kevin Lee e acabou caindo para a 15ª posição, sendo ultrapassado por, entre outros, seu próprio algoz, que agora ocupa sua antiga colocação.
No peso mosca, Jussier Formiga, superado por Ray Borg, perdeu duas posições. O brasileiro agora é apenas o quinto melhor lutador até 57 kg. do UFC. Seu algoz ganhou quatro posições, passando da oitava para a quarta colocação. No galo feminino, Bethe Correia empatou com Marion Reneau, mas perdeu um degrau, saindo da nona para a décima posição.
Maurício Shogun foi o único brasileiro que ganhou uma colocação após o UFC Fortaleza. Ex-campeão meio pesado, ele agora está entre os cinco melhores do UFC na sua categoria, tendo ultrapassado Ryan Bader, que teve seu nome retirado do ranking.