O UFC 209 perdeu, nesta sexta-feira (3), véspera do evento, uma de suas lutas mais importantes. O russo Khabib Nurmagomedov foi hospitalizado durante o corte de peso e sua luta com Tony Ferguson foi cancelada pelo próprio Ultimate. O duelo entre os dois seria válido pelo título interino dos leves, cujo cinturão linear está na posse de Conor McGregor.
Ainda não há maiores detalhes do problema que causou a hospitalização de Khabib, mas o russo já foi liberado do hospital. Porém, não foi liberado para competir pela Comissão Atlética de Nevada, que regula o UFC 209. Ferguson chegou a bater o peso oficialmente, mas não deve permanecer no evento. Ainda não foi divulgada qual luta da porção preliminar será promovida ao card principal do show.
Com isso, o UFC 209 segue com 11 lutas, sendo que a atração principal permanece inalterada: o campeão meio-médio Tyron Woodley defenderá seu título contra Stephen Thompson em revanche da luta que ocorreu no UFC 205, quando os dois empataram, resultado que manteve o cinturão com Woodley.
Veja a declaração do UFC sobre Nurmagomedov:
“O peso leve do UFC Khabib Nurmagomedov foi transportado para o Hospital Sunrise Medical Center na noite da última quinta-feira (2) por problemas no corte de peso. Ele foi tratado e liberado, segundo confirmação de dirigentes do UFC.
A luta pelo título interino do peso leve entre Nurmagomedov e Tony Ferguson no UFC 209 foi cancelada por recomendação dos médicos.”