O Ultimate retorna a Las Vegas, neste sábado (4), para um UFC 209 recheado de lutas importantes. Inicialmente o show traria duas disputas de cinturão: Tyron Woodley contra Stephen Thompson em revanche após o empate no UFC 205 e Khabib Nurmagomedov colocaria seu cartel invicto em jogo contra Tony Ferguson, com o vencedor sendo coroado campeão interino dos leves.
Porém, um problema de saúde de Nurmagomedov durante o corte de peso cancelou o duelo com Ferguson. O duelo entre Woodley e Thompson foi confirmado e segue como atração principal do UFC 209. Assim, a única luta feminina do show, entre Cynthia Calvillo e Amanda Cooper, foi promovida ao card principal.
Além da luta pelo título meio-médio, o UFC 209 tem outros duelos interessantes. O retorno de Mark Hunt, que após imbróglio com o próprio Ultimate na Justiça, enfrenta Alistair Overeem, além da estreia do ex-campeão meio-pesado Rashad Evans entre os médios e a presença dos brasileiros Iuri Marajó e Luiz Henrique KLB. Os dois enfrentam Luke Sanders e Marcin Tybura, respectivamente. Responsável por um dos nocautes mais bonitos de 2016, o promissor Lando Vannata enfrenta David Teymur pelo peso leve.
Para você entrar no clima do UFC 209, o SUPER LUTAS preparou cinco motivos para você assistir o evento.
O primeiro duelo entre Tyron Woodley e Stephen Thompson serviu como co-luta principal do histórico UFC 205. O raro empate deu margem a uma revanche, apesar de nomes como Demian Maia estarem batendo na porta para que o título meio-médio siga seu rumo. O UFC 209 será a oportunidade perfeita para campeão e desafiante resolverem suas diferenças de uma vez por todas, já que cada um acha que venceu o primeiro duelo.
Na segunda vez, porém, a pressão está dos dois lados. O campeão Tyron Woodley está incomodado por ter mantido o cinturão sem conseguir vencer seu oponente. Já Thompson sabe que se não derrotar o rival de forma decisiva, não terá outra chance de se tornar campeão do mundo tão cedo.
Apesar do empate, o primeiro duelo entre os dois foi recheado de emoção, com Woodley conseguindo golpes duros no primeiro e no quarto rounds e Wonderboy voltando muito bem, principalmente no quinto assalto, após quase ter sido finalizado. Agora, deixar o resultado para os juízes laterais deve ser evitado a todo custo, o que trará nova emoção à luta principal do UFC 209.
A segunda grande atração do UFC 209 abre o card principal e terá uma revanche entre dois dos melhores trocadores da história da divisão dos pesados. Tanto Mark Hunt quanto Alistair Overeem ganharam o GP do K-1, o maior torneio de kickboxing do mundo. No MMA, os dois se enfrentaram no DREAM, com o holandês levando a melhor por finalização.
Quase nove anos depois, porém, os dois chegam ao Ultimate em momentos parecidos. Overeem perdeu sua última luta para o campeão Stipe Miocic, enquanto Hunt foi derrotado por Brock Lesnar dentro do octógono, mas o duelo ficou sem resultado após o norte-americano ser flagrado em exames antidoping.
A situação do neozelandês é um pouco pior, no entanto. Apesar de oficialmente não ter perdido para Lesnar, Hunt entrou em uma disputa judicial com o UFC, acusando a companhia de ter ajudado Lesnar a se dopar. O Super Samoan acusa ainda o Ultimate de tê-lo obrigado a aceitar o duelo com Overeem. Em caso de nova derrota para o holandês, ele pode dar adeus ao UFC, até por conta do processo, que segue na Justiça norte-americana.
Um dos poucos campeões da história do UFC a chegar ao título de forma invicta, Rashad Evans desce dos meio-pesados para os médios pela primeira vez no UFC 209. Ele enfrenta o ex-judoca olímpico Dan Kelly na sua primeira luta até 84 kg. Mas a estrada de “Suga” rumo ao peso médio não foi fácil.
E isso nada tem a ver com a diferença de quase 10 kg. entre sua divisão original e a atual. Inicialmente, Evans faria sua estreia entre os médios contra Tim Kennedy no UFC 205. Porém, um problema em seus exames pré-luta impediram que a Comissão de Nova York aprovasse sua licença. A luta passou para o UFC 206, mas ele também foi reprovado no Canadá. Finalmente, ficou constatado que os exames de Rashad foram analisados de forma incorreta pelos seus médicos e agora ele finalmente poderá voltar a lutar.
Contra Kelly, Evans espera iniciar uma corrida para o título dos médios, em posse de Michael Bisping, a quem o norte-americano já venceu quando os dois estavam entre os meio-pesados. Se vai dar certo, só o tempo dirá. Mas uma vitória contra o mediano judoca australiano é fundamental para os planos do ex-campeão.
Dono de um dos nocautes mais bonitos do ano passado, “Groovy” Lando Vannata, que apagou John Makdessi com um chute rodado no UFC 206, volta ao octógono contra David Teymur. O norte-americano fez barulho em sua estreia no Ultimate, quando quase nocauteou Tony Ferguson tendo sido chamado com menos de um mês para se preparar. Após o brilhante nocaute sobre Makdessi, Vannata já é tido como um futuro top-10 na categoria dos leves.
Diante de Vannata, o sueco Teymur tenta frear a ascensão do rival. Os dois trocaram provocações durante a pesagem oficial e precisaram ser separados pelo presidente do UFC, Dana White. David Teymur tem um cartel de apenas seis lutas, com cinco vitórias e uma derrota, mas impressionou nos dois combates que fez pelo Ultimate, nocauteando o compatriota Martin Svensson e o norte-americano Jason Novelli. Teymur foi integrante do time de Conor McGregor no TUF 22 e venceu duas lutas antes de ser superado por Marcin Wrzosek.
Ainda que o UFC 209 não conte com a presença de astros brazucas, o evento trará dois lutadores do Brasil na porção preliminar. O peso galo Iuri Marajó tentará iniciar uma sequência de vitórias contra o invicto Luke Sanders e o pesado Luiz Henrique KLB tentará surpreender o perigoso polonês Marcin Tybura.
Apesar de ter uma carreira marcada por altos e baixos no Ultimate, Marajó vem de excelente vitória sobre o veterano inglês Brad Pickett e tenta se reerguer na divisão até 61 kg. após sofrer reveses para Jimmie Rivera e Frankie Saenz. Entre as suas duas últimas derrotas, ele venceu o compatriota Leandro Issa.
Já KLB tem missão diferente. Após um começo negativo, com derrota arrasadora para o top Francis Ngannou por nocaute no primeiro round, o brasileiro levantou a poeira e conquistou duas importantes vitórias, sobre Dmitry Smoliakov e diante de Christian Colombo. Se conseguir surpreender Tybura, KLB pode sonhar em entrar no ranking da divisão até 120 kg.
DATA E HORÁRIO: 04/03/2017, a partir de 20h30 (horário de Brasília)
LOCAL: T-Mobile Arena, Las Vegas (EUA)
TRANSMISSÃO: Canal Combate
CARD PRINCIPAL
Peso meio-médio: Tyron Woodley x Stephen Thompson
Peso leve: Lando Vannata x David Teymur
Peso médio: Rashad Evans x Dan Kelly
Peso palha: Amanda Cooper x Cynthia Calvillo
Peso pesado: Alistair Overeem x Mark Hunt
CARD PRELIMINAR
Peso pesado: Marcin Tybura x Luis Henrique KLB
Peso pena: Mirsad Bektic x Darren Elkins
Peso galo: Iuri Marajó x Luke Sanders
Peso pesado: Mark Godbeer x Daniel Splitz
Peso meio-pesado: Tyson Pedro x Paul Craig
Peso galo: Albert Morales x Andre Soukhamthath