O Ultimate confirmou, através de suas redes sociais, que a brasileira Claudia Gadelha irá enfrentar a polonesa Karolina Kowalkiewicz, em duelo de tops do peso palha. A luta acontecerá no UFC 212, que será disputado no dia 3 de junho, no Rio de Janeiro. Claudinha é a número um do ranking, enquanto Karolina está na segunda posição. As duas lutadoras foram os últimos desafios da campeã Joanna Jedrzejczyk, que as venceu por decisão, apesar de passar por apuros nos dois duelos.
Desde sua derrota para Joanna, em julho, Claudinha reencontrou o caminho das vitórias ao dominar Cortney Casey no UFC São Paulo em novembro e agora segue lutando em casa, no Rio de Janeiro, onde treinou a maior parte de sua carreira com a Nova União. Já Karolina não luta desde que perdeu uma decisão equilibrada para Jedrzejczyk, no histórico UFC 205, disputado no mesmo mês que a última luta da brasileira, em Nova York.
O duelo entre Gadelha e Kowalkiewicz é apenas a segunda luta confirmada para o UFC Rio, também chamado de UFC 212. A luta principal será entre o campeão linear do peso pena José Aldo e o dono do cinturão interino Max Holloway, em combate que irá unificar os títulos até 66 kg.