Festa brasileira no UFC Houston, evento realizado na noite deste sábado (04), nos Estados Unidos. Com três atletas no programa de lutas, todos os representantes do país deixaram o octógono com o braço erguido. Jéssica Bate-Estaca bateu Angela Hill e deve ganhar a chance de disputar o cinturão peso palha feminino. Já Marcel Fortuna, que superou uma diferença de 22 kg. para o adversário, nocauteou o gigante Anthony Hamilton, em seu debute no show.
A outra vitória tupiniquim no show foi de Ricardo Carcacinha, que no card preliminar venceu Michinori Tanaka.
Na luta principal da noite, Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, não sentiu a falta de ritmo depois de ficar três anos afastado do octógono para prestar serviço militar na Coreia do Sul e nocauteou Dennis Bermudez de forma fulminante no primeiro round.
Chamado apenas 15 dias antes do UFC Houston para enfrentar um adversário na divisão de pesados, o meio-pesado Marcel Fortuna não se intimidou. O brasileiro superou o pouco tempo de preparação e uma diferença de 22kg. perante o rival para nocautear Anthony Hamilton de forma sensacional.
A luta começou com Hamilton tomando a iniciativa. Maior e visivelmente mais pesado, o norte-americano soltava fortes socos contra Fortuna, que se esquivava a espera da melhor oportunidade para atacar. Após o primeiro minuto, uma cabeçada não intencional Hamilton abriu um corte no supercílio direito do brasileiro. O médico entrou no octógono e autorizou que Marcel retornasse a disputa.
No recomeço, Hamilton foi pra cima, mas acabou surpreendido. Após se esquivar de um ataque, o brasileiro golpeou de encontro ao rosto do norte-americano, que já caiu nocauteado. Hamilton, completamente grogue, se levantou após a interrupção e bateu de cara nas grades.
“O UFC me ofereceu essa luta com duas semanas de antecedência e peguei essa chance. Fiz uma estratégia boa e estou feliz. Mas quero voltar para a minha divisão, que é a dos meio-pesados”, declarou.
Jéssica Bate-Estaca deixou o recado logo após a luta: ‘Joanna, se prepara porque eu sou a próxima’, disparou a brasileira, para Joanna Jedrzejczyk,campeã da categoria peso palha feminino. Mas para vencer no UFC Houston, a paranaense teve que trabalhar muito para superar Angela Hill.
Apesar do grande favoritismo da brasileira, a norte-americana dificultou as ações e com muita resistência sobreviveu até o final do terceiro round.
A luta começou com Jéssica tomando a iniciativa e Hill se movimentando muito, para evitar ser golpeada. Apesar da agilidade de Hill, Bate-Estaca não se intimidava e conseguia conectar bons socos na rival. Por sua vez ,Angela buscava o clinch a todo o momento da luta na curta distância. Em um destes momentos, a norte-americana conseguiu acertar uma joelhada no rosto da paranaense e abriu um pequeno corte abaixo no olho de Jéssica.
No segundo round, Jéssica voltou com a mesma contundência e Hill já não conseguia se esquivar de todas as investidas. A brasileira combinou bons socos no rosto e na linha de cintura. No minuto final da parcial, Bate-Estaca levou a disputa para o chão, porém, com pouco tempo, não conseguiu ser produtiva.
Jéssica continuou a pressão no terceiro assalto. A brasileira abusou dos ataques e cedeu espaço. Em um contragolpe rápido, com um direto de esquerda, a norte-americana conseguiu o knockdown. Bate-Estaca se levantou rápido e pareceu absorver a pressão. A brasileira continuou caminhando pra frente, em um ritmo impressionante. Nos instantes finais Bate-Estaca ainda teve tempo de arriscar uma joelhada voadora para delírio da torcida.
Ao final de 15 minutos, vitória de Jéssica Bate-Estaca na decisão unânime (29×28, 30×27, 29×28). A brasileira, sem perder tempo, pediu a chance de desafiar a campeã Joanna Jedrzejczyk.
“A Hill é uma lutadora incrível, aguentou várias porradas. Obrigada, Houston! Esse show é para vocês Saí com a vitória, só tenho a agradecer às pessoas que estiveram ao meu lado no camp. Queria a luta na trocação, sou agora a campeã do Invicta e, Joanna, se prepara porque eu sou a próxima”, disparou Jéssica, que citou o Invicta já que Hill era a campeã do evento antes de migrar para o UFC.
CARD PRINCIPAL
Peso pena: Chan Sung Jung derrotou Dennis Bermudez por nocaute a 2m49s do R1;
Peso palha: Felice Herrig derrotou Alexa Grasso na decisão unânime dos juízes (30×27, 29×28, 29×28)
Peso leve: James Vick finalizou Abel Trujillo com um estrangulamento a 28seg. do R3;
Peso meio-pesado: Volkan Oezdemir derrotou Ovince St. Preux na decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29, 29×28)
Peso pesado: Marcel Fortuna derrotou Anthony Hamilton por nocaute 3m10s do R1;
Peso palha: Jéssica Bate-Estaca derrotou Angela Hill na decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27, 30×27)
CARD PRELIMINAR
Peso pesado: Curtis Blaydes derrotou Adam Milstead por nocaute técnico (lesão) a 59s do R2
Peso pena: Chas Skelly finalizou Chris Gruetzemacher com um mata-leão a 2m01s do R2;
Peso galo: Ricardo Carcacinha derrotou Michinori Tanaka na decisão unânime dos juízes (29×28, 30×27, 29×28)
Peso palha: Tecia Torres derrotou Bec Rawlings na decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27, 30×27)
Peso meio-médio: Niko Price derrotou Alex Morono por nocaute (socos) a 5min do R2
Peso meio-pesado: Khalil Rountree derrotou Daniel Jolly por nocaute a 52s R1