A volta de BJ Penn ao octógono será para se esquecer. O havaiano, ex-campeão dos leves e meio-médios da organização. foi totalmente dominado pela revelação mexicana Yair Rodriguez e acabou nocauteado no início do segundo round. O combate foi a atração principal do UFC Phoenix, realizado na madrugada desta segunda-feira (16), nos Estados Unidos.
No card preliminar do show, o Brasil contou com um representante. Augusto Tanquinho mostrou evolução na luta em pé e bateu Frankie Saenz na decisão dividida dos juízes.
Afastado do octógono por mais de dois anos, BJ Penn mostrava empolgação em seu retorno. Ele partiu para cima do rival para tentar pressionar Rodriguez. Mas o mexicano, na primeira oportunidade que teve para encaixar seus golpes frustrou o ex-campeão. Yair encaixou um lindo chute de esquerda que pegou em cheio na cabeça de Penn. A partir daí, o show começou. Rodriguez soltou chutes rodados, chutes altos e joelhadas voadoras . BJ ainda sobreviveu até o final do primeiro round, mas estava claramente atordoado.
No início do segundo round veio o desfecho final. Rodriguez combinou um chute com um golpe de mão e BJ foi ao solo. O mexicano foi pra cima, conectou vários socos por cima e forçou o árbitro a decretar o nocaute técnico. Penn ainda reclamou da decisão, alegando que ele conseguia se defender. Mas o domínio do rival era claro.
O revés de BJ marcou a quarta derrota consecutiva no membro do ‘Hall da Fama’ do Ultimate e deve selar sua nova aposentadoria.
“Lutei com uma lenda hoje, ele merece todo o respeito. Quero agradecer ao BJ Penn por ter aceito essa luta comigo”, disse Yair Rodriguez
CARD PRINCIPAL
Peso pena: Yair Rodriguez derrotou BJ Penn por nocaute técnico (socos) a 24s do R2
Peso leve: Joe Lauzon derrotou Marcin Held na decisão dividida dos juízes (27×30, 29×28, 29-28)
Peso meio-médio: Ben Saunders derrotou Court McGee na decisão unânime dos juízes (29×28, 29×28, 29×28)
Peso mosca: Sergio Pettis derrotou John Moraga na decisão unânime dos juízes (29×28, 30×27, 29×28)
CARD PRELIMINAR
Peso galo: Augusto Tanquinho derrotou Frankie Saenz na decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29, 29×28)
Peso pesado: Aleksei Oleinik finalizou Viktor Pesta com um estrangulamento a 2m57s do R1;
Peso leve: Tony Martin derrotou Alex White na decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27, 30×27)
Peso palha: Nina Ansaroff finalizou Jocelyn Jones-Lybarger com um mata-leão a 3m39s do R3
Peso pesado: Walt Harris derrotou Chase Sherman por nocaute (socos) a 2m41s do R2
Peso leve: Joachim Christensen derrotou Bojan Mihajlovic por nocaute técnico a 2m5s do R3
Peso pesado: Cyril Asker derrotou Dmitry Smolyakov por nocaute técnico a 2m41s