Uma luta do UFC São Paulo, evento realizado no último sábado (19), teve seu resultado oficialmente alterado. O duelo entre Darren Stewart e Francimar Bodão, que abriu a programação do show, foi declarado no-contest devido a uma cabeçada dada pelo inglês no brasileiro.
Originalmente, Stewart foi declarado vencedor por nocaute técnico. No entanto, Bodão reclamou de uma cabeçada dada pelo rival instantes antes do término do duelo, o que teria tido papel importante na conclusão do combate.
O UFC São Paulo foi o primeiro regulamentado pela Comissão Atlética Brasileira de MMA que teve o uso do replay instantâneo para analisar lances decisivos. A entidade chegou a rever a suposta cabeçada e concluiu que não houve irregularidades. Contudo, após Bodão protestar oficialmente do resultado, o resultado foi revisto e anulado.
“O incidente teve consequência no resultado da luta, já que foi parte do lance que encerrou o combate. O árbitro teria agido diferente e interrompido a luta se tivesse visto o incidente de um melhor ângulo no octógono”, explicou a CABMMA, em comunicado enviado à imprensa na manhã desta terça (22).
Outros casos semelhantes no passado não tiveram revisão, como na luta entre Scott Jorgensen e Jussier Formiga, em Natal (RN). Na ocasião, em 2014, o brasileiro finalizou o norte-americano após uma cabeçada, mas o resultado do combate foi mantido.