O norte-americano Kyle Snyder, de apenas 20 anos, fez história no Jogos Olímpicos do Rio-2016 ao superar o azerbaijano Khetag Gazyumov, neste domingo (21), na final da luta livre, pela categoria dos 97 kg. Com a vitória por 3-1, ele se torna o atleta americano mais jovem a conquistar uma medalha de ouro olímpica, superando Henry Cejudo, lutador peso-mosca do UFC, que havia conquistado o primeiro lugar nos Jogos de Pequim, em 2008, aos 21 anos. Detalhe: Snyder é somente três meses mais novo, já que em novembro completará 21.
Snyder compete no wrestling desde 2013, quando ganhou o Campeonato Mundial Júnior da modalidade. Aos 20 anos, coleciona diversos feito, entre eles o título mundial, conquistado em 2015, em Las Vegas (EUA). Com o fim das Olimpíadas, a expectativa é que o jovem migre para o MMA muito em breve.
Cejudo, que teve seu recorde superado por Kyle, foi às redes sociais parabenizar o compatriota. “Parabéns ao Snyder não só por vencer as Olimpíadas mas também por ser o mais jovem a conseguir isso. Eu era o detentor do recorde hoje e posso dizer honestamente que fiquei inspirado e honrado de ver o Kyle fazer história. Parabéns! Você é meu herói”, publicou o lutador do UFC.