A zebra passeou na luta principal do UFC Chicago, evento realizado na noite deste sábado (23), nos Estados Unidos. A ucraniana radicada no Peru Valentina Shevchenko surpreendeu Holly Holm e derrotou a ex-campeã do Ultimate na decisão unânime dos juízes.
UFC: FAÇA SUAS APOSTAS NA MARSBET
O resultado colocou Shevchenko próximo de uma revanche diante da brasileira Amanda Nunes, dona do cinturão da categoria.
Na segunda luta mais importante da noite, o brasileiro Edson Barboza deu um show! Ele dominou Gilbert Melendez, venceu a disputa e também já começa a sonhar com a chance pelo título dos leves.
O show brasileiro não parou na vitória de Edson. No card preliminar Michel Trator, Alex Cowboy e Luis Henrique KLB deixaram o octógono com o braço levantado no card preliminar. A única derrota brasileira na noite foi de Godofredo Pepey, que acabou ‘amarrado’ por Darren Elkins.
Holly Holm entrou no octógono disposta a apagar o revés para Miesha Tate, em março, e relembrar a brilhante atuação quando chocou o mundo e quebrou a invencibilidade de Ronda Rousey.
A ex-campeã até começou bem a disputa, usando sua maior envergadura para golpear Shevchenko com socos e se esquivar nos ataques do rival. Porém, a história da luta começou a mudar no segundo round.
A ucraniana radicada no Peru colocou em prática seu Muay Thai e complicou o jogo de Holm, que não encontrou a distância para golpear. Shevchenko abusou do contragolpe a cada investida da rival e somava pontos. Shevchenko ainda tentou acertou um belo soco rodado na ex-campeã
No terceiro round, Holm tentou se recuperar usando seu boxe, mas sofria com a precisão do contragolpe da rival. A ex-campeã tentou acertar um soco voadora, mas foi pega em um giratório. Na sequência, a norte-americana tentou um chute, mas acabou derrubada pela rival.
A história se repetiu no quarto assalto. Holm tomava a iniciativa, mas não encontrava Shevchenko. A ucraniana atuava abusava dos contragolpes e frustrava a rival a cada investida. A vontade na disputa, Valentina se arriscou até em um plástico chute rodado, que pegou em cheio em Holly.
Sem se encontrar na disputa e perdendo na decisão dos juízes, Holm abriu o jogo no último round. A ex-campeã foi com tudo pra cima, mas Valentina evitou com ninguém as investidas da rival.
Shevchenko se aproveitou do desespero de Holly e abusava da movimentação para conectar seus ataques. Na metada da parcial ela acertou lindo chute rodado no rosto da rival.
Holm não se initimidou e continuou caminhando para frente soltando golpes. Mas com boa esquiva, Shevchenko evitou todas as investidas para garantir o triunfo na decisão unânime dos juízes (49×46, 49×46, 49×46)
Em grande atuação, Edson Barboza não tomou conhecimento de Gilbert Melendez, dominou o ex-desafiante ao cinturão dos leves e venceu o rival na decisão unânime dos juízes. O resultado colocou o brasileiro próximo de uma disputa de cinturão, mesmo com o campeão Eddie Alvarez sendo seu companheiro de equipe.
A luta começou estudada, com os atletas esperando o melhor momento para tomar a iniciativa. Melendez foi quem tentou encurtar primeiro. Com golpes de mão, o norte-americano acertou o brasileiro, que rapidamente se esquivou.
A partir daí, o brasileiro usou os potentes chutes nas pernas para minar a movimentação do norte-americano. Melendez ainda tentava contragolpear com socos de encontro, mas Edson era sempre mais rápido.
Sem se encontrar na luta em pé, Gilbert tentava a queda, mas o brasileiro se defendeu bem e frustrou o rival.
No segundo round, Melendez tentou surpreender na troca de golpes e acertou dois cruzados, mas ao tentar uma queda, foi desequilibrado pelo rival e ficou com as costas no chão. Edson acertou potentes chutes na coxa do rival no solo.
O brasileiro controlava a luta com vários chutes na perna do rival, mas ele quase foi surpreendido na metade da parcial: Com um cruzado, Melendez fez o brasileiro sentir e recuar. O norte-americano foi pra cima e conectou alguns socos na curta distância. Edson defendeu uma queda e esfriou o ímpeto do rival.
No terceiro round, já sentindo golpes na coxa, Melendez foi forçado a trocar a base e não conseguiu atacar o brasileiro com o mesmo perigo. Edson aproveitou a oportunidade e continuou os ataques na coxa do rival, com muita movimentação, evitando de ser contragolpeado para garantir a vitória na decisão unânieme dos juízes (30×27, 29×28, 30×27).
CARD PRINCIPAL
Valentina Shevchenko derrotou Holly Holm na decisão unânime dos juízes (49×46, 49×46, 49×46)
Edson Barboza derrotou Gilbert Melendez na decisão unânime dos juízes (30×27, 29×28, 30×27)
Francis Ngannou derrotou Bojan Mihajlovic por nocaute técnico a 1m34s do R1;
Felice Herrig finalizou Kailin Curran com um mata-leão a 1m59s no R1
CARD PRELIMINAR
Eddie Wineland derrotou Frankie Saenz por nocaute técnico a 1m54s do R3;
Darren Elkins derrotou Godofredo Pepey na decisão unânime dos juízes (29×27, 29×27 30×26)
Kamaru Usman derrotou Alexander Yakovlev na decisão unânime dos juízes (30×25, 30×25, 30×25)
Michel Trator derrotou JC Cottrell na decisão unânime dos juízes (30×27, 30×26, 30×27)
Alex Cowboy derrotou James Moontasri na decisão unânime dos juízes (30×26, 30×26, 30×25);
Jason Knight derrotou Jim Alers na decisão unânime dos juízes (29×28, 28×29, 29×28)
Luis Henrique KLB finalizou Dmitry Smoliakov com um mata-leão a 3,58s do R2;