O brasileiro John Lineker provou que pode fazer barulho na divisão de galos do Ultimate. Na noite desta quarta-feira (13), o paranaense não tomou conhecimento de Michael McDonald, número quatro do ranking da divisão, e nocauteou o norte-americano em pouco mais de três minutos de luta. O combate foi a atração principal do UFC Fight Night 91, evento realizado em Sioux Falls.
Além de Lineker, o Brasil teve outro representante no card. O brasiliense Rani Yahya finalizou o norte-americano Matthew Lopez e emplacou sua terceira vitória consecutiva no octógono.
McDonald, com maior envergadura, tomou o centro do cage e tentou controlar a distância. Porém, o brasileiro rapidamente encurtou a distância e começou a soltar seu arsenal de socos. Conhecido pelo apelido ‘Mãos de Pedra’, Lineker fez jus ao apelido em grande estilo.
O paranaense acertou uma bomba de direita e o rival dobrou o joelho. Lineker disparou uma série de cruzados e conseguiu o knockdown.
McDonald, mesmo sentindo os golpes, conseguiu se levantar e aceitou a troca franca. O norte-americano chegou a acerta bons socos no brasileiro, mas Lineker voltou a conectar uma bomba de esquerda e Michael foi ao solo, já nocauteado.
Ao final do combate, John Lineker não escondeu a felicidade pela vitória e já almeja sua luta contra Dominick Cruz, campeão da categoria
“Quero deixar um recado: Dominick Cruz, estou indo para te pegar”, afirmou Lineker.
O sufoco foi maior que o esperado, mas Tony Ferguson derrotou Landon Vannata e deve ser o próximo desafiante ao cinturão dos pesos leves.
Para chegar a vitória, porém, o número três na divisão de leves sofreu no primeiro round. Vannata, que fazia sua estreia no UFC, deu um show na luta em pé.
O debutante, que substituiu Michael Chiesa com pouco tempo de antecedência, abaixou a guarda, chamou Ferguson para a troca de golpes e conectou vários golpes no favorito.
Vannata chegou a conseguir um knockdown depois de bloquear um chute de Tony e acertar a cabeça do rival na sequência. Mas Ferguson conseguiu suportar a pressão e voltar a disputa no segundo assalto.
No recomeço da luta, Ferguson aplicou um soco voador, que balançou o adversário e abriu o caminho para vitória. Na sequência, já no solo, ele encaixou um triângulo de mão e garantiu o triunfo.
CARD PRINCIPAL:
John Lineker derrotou Michael McDonald por nocaute a 2m43s do R1
Tony Ferguson finalizou Landon Vannata com um triângulo de mão a 2m22s do R2
Tim Boetsch derrotou Josh Samman por nocaute técnico a 3m49s do R2
Daniel Omielanczuk derrotou Alexey Oleinik na decisão dividida dos juízes (28-28, 29-28, 29-28)
Keita Nakamura finalizou Kyle Noke com um mata-leão a 4m59s do R2
Louis Smolka derrotou Ben Nguyen por nocaute técnico a 4m41s do R2
CARD PRELIMINAR
Katlyn Chookagian derrotou Lauren Murphy na decisão unânime dos juízes (29×28, 29×28, 29×28)
Sam Alvey finalizou Eric Spicely com uma guilhotina a 2m43s do R1;
Cortney Casey derrotou Cristina Stanciu por nocaute técnico a 2m36s do R1;
Scott Holtzman derrotou Cody Pfister derrotou na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Rani Yahya finalizou Matthew Lopez com um katagatame 4m19s do R3
Alex Nicholson derrotou Devin Clark por nocaute técnico a 4m57s do R1