Em 2009, Dan Henderson e Michael Bisping se enfrentaram no UFC 100 e o combate foi um dos mais marcantes da histórica edição, com o norte-americano vencendo graças a um nocaute que figura em todas os clipes de melhores momentos do MMA. Agora, com 45 anos e prestes a dar adeus ao esporte, Henderson quer um novo duelo com Bisping e, desta vez, valendo o cinturão, conquistado pelo britânico no último dia 4 de junho.
Para conseguir seu objetivo, Henderson não só marcou data e evento para a revanche, como até “fez o trabalho” do Ultimate publicando um pôster para a disputa do título dos médios no UFC 204, que acontecerá em outubro e ainda não tem local definido. Esta seria a última luta da carreira de Hendo, ganhando ou perdendo. A campanha do veterano, aliás, ganhou o apoio de ninguém menos que o comentarista oficial do Ultimate Joe Rogan.
Embora Henderson não esteja entre os favoritos para uma disputa de título nos médios, o veterano pode ser favorecido por alguns fatores. Por exemplo, Bisping já declarou recentemente que não quer fazer sua primeira defesa em uma revanche contra Luke Rockhold, a quem ele bateu para faturar o cinturão. Além disso, o britânico também já fez um pedido formal ao Ultimate para que a luta aconteça em Manchester (Inglaterra), sua cidade-natal.
Na ocasião do primeiro duelo entre Bisping e Henderson, os dois haviam sido treinadores da edição de número nove do reality show The Ultimate Fighter, que pôs frente a frente atletas dos Estados Unidos e Reino Unido. Com muitas provocações por parte do britânico, Henderson respondeu com um nocaute avassalador, que foi completo com um superman punch no rival apagado.