Luke Rockhold pagou caro pela derrota sofrida diante de Michael Bisping no último sábado (4), na luta principal do UFC 199. Além de perder o cinturão dos médios, o norte-americano despencou no ranking oficial do Ultimate no peso por peso, abrindo espaço para a ascensão do inglês.
Rockhold caiu dez posições na lista que engloba todos os lutadores, independentemente da categoria de peso. O ex-campeão agora é o 13º, enquanto que Bisping estreia na nona colocação – o líder segue sendo Jon Jones.
Em compensação, Rockhold continua em alta na categoria até 84 kg, onde ocupa a primeira colocação, à frente de Chris Weidman, Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort. Bisping, por ser campeão, não consta na lista.
Quem colheu bons frutos foi a brasileira Jéssica “Bate-Estaca” Andrade, que estreou no peso palha vencendo a ex-desafiante pelo cinturão Jessica Penne. A paranaense entrou no ranking da categoria na sétima posição. Já Francisco Massaranduba se beneficiou indiretamente: Bobby Green, que perdeu para Dustin Poirier, saiu do ranking, abrindo espaço para o brasileiro fazer sua estreia.
O ranking oficial do UFC é atualizado semanalmente e tem como base a votação de jornalistas especializados do mundo todo.