Por muitas vezes os fãs de MMA se frustraram com as expectativas de ver Fedor Emelianenko, considerado o maior peso pesado da história, lutando no UFC. Porém, quando as esperanças pareciam acabadas, o próprio lutador veio a público para reacender a chama, afirmando que existe, sim, a chance do esperado acordo enfim se concretizar.
Mesmo tendo contrato com a organização Rizin, parceira do Bellator (maior rival do UFC), e com luta marcada no evento Fight Nights em junho, Fedor afirmou que segue em negociações, e que confia em seu desfecho bem sucedido. “Nós continuamos negociando com o UFC. Nós não descartamos a organização. A probabilidade [de eu lutar lá] é muito alta”, disse Fedor, em entrevista ao site “SovSports”.
Quando o UFC adquiriu o PRIDE, em 2007, Fedor foi um dos poucos atletas que não migraram da extinta organização japonesa para o Ultimate. De lá para cá, o russo atuou em eventos no Japão, Rússia e inclusive nos Estados Unidos. No dia 7 de junho, Fedor encara Fabio Maldonado em São Petersburgo, em seu país natal