Após mais de três anos afastado dos ringues, Wanderlei Silva voltou a competir nas artes marciais no último fim de semana, no Japão. O retorno de Wand aconteceu no Rizin, evento que vem sendo considerado o “Novo PRIDE” – organização na qual o curitibano marcou época. A volta de Wand foi diante do lendário Kazushi Sakuraba, em uma luta de grappling de duplas, que terminou empatada.
O aliado de Wanderlei Silva no confronto foi o japonês Kiyoshi Tamura, já o parceiro de Sakuraba foi o também atleta nipônico Hideo Tokoro. As regras do combate divergiam um pouco do que comumente é apresentado em lutas de submission, com os atletas se revezando no ringue ao longo do tempo previso, e por isso mesmo fizeram o brasileiro classificar o duelo como “uma luta de exibição”.
Além da luta de Wand e Tamura x Sakuraba e Tokoro, o Rizin também teve a segunda luta profissional da multicampeã de jiu-jitsu Gabi Garcia no MMA profissional. A brasileira bateu a russa Anna Malyukova por finalização e chegou a duas vitórias em sua breve carreira nas artes marciais mistas.