Com duas vitórias em duas lutas no UFC, Charles “do Bronx” constrói uma trajetória de ascensão meteórica no Ultimate. Depois da estréia com vitória diante de Darren Elkins, em julho e da finalização sobre Efrain Escudero, 45 dias depois, o faixa-preta tupiniquim já tem novo compromisso agendado.
Charles terá pela frente o duro Jim Miller no UFC-124, evento que acontece dia 11 de dezembro, em Montreal, no Canadá.
Miller possui um cartel de 18 vitórias e apenas duas derrotas na carreira. O norte-americano acumula uma boa sequência de 5 triunfos consecutivos, sendo o último diante do brasileiro Gleison Tibau no UFC Fight Night 22, em setembro. Já Charles defenderá sua invencibilidade de 14 lutas e vai em busca de sua terceira vitória no UFC.
Além de Charles “do Bronx”, o UFC-124 contará com mais três brasileiros em ação. Ricardo “Cachorrão” Almeida enfrentará T. J. Grant, Rafael “Sapo” Natal encara Jason MacDonald e Thiago “Pitbull” Alves lutará contra John Howard. A atração principal desta edição do UFC será a disputa do cinturão dos meio-médios entre o canadense Georges St-Pierre e o norte-americano Josh Koscheck.