Atual campeão mundial dos penas, Conor McGregor estava disposto a fazer história neste sábado (5), no UFC 196, mas a lesão de Rafael dos Anjos, campeão dos leves, impediu que o duelo entre detentores de título se concretizasse.
AO VIVO: Acompanhe o UFC 196 em TEMPO REAL
No entanto, o irlandês chega para a luta contra Nate Diaz, em Las Vegas (EUA), de olho em um plano muito mais ambicioso: pular a categoria do brasileiro e ir direto em busca do título dos meio-médios.
O plano é para lá de inusitado, já que McGregor sai de um combate entre os penas (até 66 kg) para ir direto aos 77 kg. Porém, o irlandês tem condições de fazer bonito na nova categoria? O combate contra Diaz dará um bom indicativo.
É inegável que McGregor é uma das maiores estrelas em ascensão do UFC. Em seu combate mais recente, nocauteou o até então imbatível José Aldo em inacreditáveis 13 segundos para se sagrar campeão. A questão é que o irlandês atuará em uma categoria inédita, na qual poderá perder boa parte de seus grandes atributos.
Entre os penas, McGregor frequentemente tinha vantagem de ser mais alto e ter maior envergadura que seus adversários. Diaz, no entanto, é maior que o irlandês, o que gera a dúvida de como o novo astro irá reagir à diferença.
A maior vantagem de McGregor para o combate é o fato de Diaz ter recebido o convite para o evento menos de duas semanas para a sua realização. Mesmo assim, uma vitória sobre o norte-americano dará a McGregor uma visibilidade ainda maior, o que deixaria difícil para o UFC negar a chance ao irlandês de desafiar Robbie Lawler no histórico UFC 200. O céu é o limite.
Os holofotes do UFC 196 estão voltados a Conor McGregor, mas a programação também contará com uma outra luta de grande importância: Holly Holm, que chocou o mundo ao atropelar Ronda Rousey no ano passado, faz sua primeira defesa de título diante de Miesha Tate.
O combate tem papel fundamental para a carreira de Holm. Mais que o desejo de se manter campeã, a norte-americana quer mostrar que o resultado sobre Ronda não foi fruto de sorte. Já a desafiante, em contrapartida, quer enfim sentir o gosto de conquistar o título do UFC em sua segunda tentativa – ela já foi derrotada por Ronda dentro do octógono.
No total, quatro representantes brasileiros estão confirmados para o UFC 196. Quem tem maior destaque é Amanda Nunes, atleta de ponta da categoria galo feminina. Após vencer quatro das cinco lutas que fez no Ultimate, a baiana espera derrotar a dura Valentina Shevchenko para, quem sabe, sonhar com uma luta diante da vencedora entre Holm e Tate.
Erick Silva tentará sair de seu interminável período de altos e baixos contra Nordine Taleb. O capixaba, desta vez, apostou em um período de treinos com Rafael Cordeiro, mestre dos campeões do UFC Rafael dos Anjos e Fabrício Werdum. Por fim, o vice-campeão do TUF Brasil 3, Vitor Miranda, faz duelo tupiniquim contra Marcelo Guimarães.
DATA E HORÁRIO: 04/03/2016, a partir das 20h30 (horário de Brasília)
LOCAL: MGM Grand Garden Arena, Las Vegas, Estados Unidos
TRANSMISSÃO: Canal Combate
CARD PRINCIPAL
Meio-médios: Conor McGregor x Nate Diaz
Galos: Holly Holm x Miesha Tate
Meio-pesados: Gian Villante x Ilir Latifi
Meio-pesados: Corey Anderson x Tom Lawlor
Galos: Amanda Nunes x Valentina Shevchenko
CARD PRELIMINAR
Meio-médios: Brandon Thatch x Siyar Bahadurzada
Meio-médios: Erick Silva x Nordine Taleb
Médios: Vitor Miranda x Marcelo Guimarães
Penas: Darren Elkins x Chas Skelly
Leves: Diego Sanchez x Jim Miller
Leves: Justin Salas x Jason Saggo
Penas: Julian Erosa x Teruto Ishihara