Os fãs de MMA brasileiros que acompanharam o reality show The Ultimate Fighter Brasil ao longo dos últimos quatro anos vão ter uma surpresa em 2016. Isso porque, a emissora carioca deve cancelar a quinta temporada atração, que deixará de fazer parte da grade do canal.
A informação foi divulgada pelo blog “Na Grade do MMA”. Segundo a publicação, a direção da Globo foi contatada e confirmou que a atração está encostada. “Não há previsão para a exibição de uma nova temporada do TUF na Globo. O motivo do cancelamento é por estratégia de grade”, disse o canal.
A última esperança do TUF Brasil agora reside na TV fechada, já que a atração ainda pode migrar para os canais SporTV ou Combate, ambos da Globosat (braço da Rede Globo na TV a cabo), e que atualmente exibem conteúdos do UFC em suas respectivas grades.
A alteração na parceira entre Globo e UFC para a exibição do TUF, no entanto, não mexe no acordo entre as partes para a veiculação dos eventos da organização em TV aberta no Brasil, que segue sendo com um atraso de 30 minutos no caso do cards em pay-per-view. A primeira transmissão do ano será o UFC 196, em março, com Rafael dos Anjos x Conor McGregor.
O TUF Brasil estreou na Globo em 2012, com a temporada comandada por Vitor Belfort e Wanderlei Silva, sendo um grande sucesso e obtendo excelentes índices de audiência. De lá pra cá, no entanto, a popularidade da atração despencou e seu horário de exibição foi sendo constantemente empurrando – chegando a começar após a 1h de segunda-feira na quarta temporada.