Historicamente, o UFC costuma preparar atrações de gala para a véspera do Super Bowl, a final da liga de futebol americano. Nesta época do ano, combates como Anderson Silva x Vitor Belfort, Renan Barão x Urijah Faber e José Aldo x Frankie Edgar já foram realizados, o que pode causar estranheza nos fãs com a luta que encabeçará a versão do card em 2016: Johny Hendricks x Stephen Thompson.
Para quem não sabe, o card agendado para este sábado (6) passou por diversos contratempos nas últimas semanas, incluindo mudanças na luta principal da noite e até no “rebaixamento” da atração como um todo.
Originalmente, a luta principal da atração seria uma disputa pelo cinturão dos pesados, entre o campeão, Fabrício Werdum, e Cain Velasquez. No entanto, o desafiante se lesionou e foi retirado do card, substituído por Stipe Miocic. Pouco depois, foi a vez do brasileiro anunciar que não lutaria, também devido a uma contusão.
Isso provocou uma reviravolta e fez com que o evento, originalmente nomeado UFC 196, deixasse as transmissões de pay-per-view e passasse a fazer parte da programação da televisão a cabo norte-americana. Assim, o Ultimate volta ao seu palco mais grandioso, o ginásio MGM Grand Garden Arena, com um modesto show da linha Fight Night.
Coube aos meio-médios Johny Hendricks e Stephen Thompson a missão de fazer a luta principal. O combate não tem o mesmo apelo do main-event anterior, mas ainda assim se trata de um duelo intrigante e que tem tudo para agradar os fãs.
Ex-campeão da categoria, Hendricks quer provar que ainda possui lenha para queimar no peso. Isso porque, em outubro do ano passado, o lutador foi obrigado a desistir de um combate em sua véspera após passar mal no corte de peso. Desta vez mais enxuto, Hendricks espera deixar de lado os problemas com a balança e retomar o caminho das vitórias, de olho em uma potencial trilogia com o atual campeão da categoria, seu rival Robbie Lawler.
Do outro lado, porém, a parada é dura. Thompson é multicampeão mundial de kickboxing e possui uma das trocações mais refinadas de todo o MMA, com golpes pouco ortodoxos e surpreendentes. Em seu combate mais recente, “Wonderboy” aplicou um nocaute plástico em Jake Ellenberger, com um chute rodado certeiro na cabeça.
Hendricks possui um jogo em pé eficiente, especialmente devido à sua poderosa mão esquerda. Contudo, resta saber se o ex-campeão tentará arriscar diante de um oponente tão gabaritado, ou se retornará às origens e apostará no wrestling. De qualquer forma, quem se sobressair ficará em posição privilegiada.
Por se tratar de um evento Fight Night, a noite não terá muitos combates de grande apelo. Na segunda luta mais importante da noite, o gordinho Roy Nelson tentará voltar às vitórias diante de Jared Rosholt. Já Joseph Benavidez faz com Zach Makovsky um duelo de tops do peso mosca, o que promete muita movimentação e técnica no octógono.
O único brasileiro do card é Rafael Feijão. O ex-campeão do Strikeforce enfrenta Ovince St. Preux de olho em evitar uma nova derrota, o que poderia lhe causar uma demissão da organização. Já no fundo do card, um outro combate que chama a atenção: Mickey Gall e Mike Jackson duelam para ver quem será o adversário do astro do telecatch CM Punk em sua estreia no UFC.
DATA E HORÁRIO: 06/02/2016, a partir das 21h45 (horário de Brasília)
LOCAL: MGM Grand Garden Arena, Las Vegas, Estados Unidos
TRANSMISSÃO: Canal Combate
CARD PRINCIPAL
Meio-médios: Johny Hendricks x Stephen Thompson
Pesados: Roy Nelson x Jared Rosholt
Meio-pesados: Ovince St. Preux x Rafael Feijão
Moscas: Joseph Benavidez x Zach Makovsky
Meio-pesados: Misha Cirkunov x Alex Nicholson
Meio-médios: Mike Pyle x Sean Spencer
CARD PRELIMINAR
Leves: Josh Burkman x KJ Noons
Pesados: Derrick Lewis x Damian Grabowski
Moscas: Ray Borg x Justin Scoggins
Penas: Noad Lahat x Diego Rivas
Meio-médios: Mickey Gall x Mike Jackson
Penas: Artem Lobov x Alex White