A já anunciada edição do Ultimate para o Brasil em maio, que teria a luta entre Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort como luta principal, deve passar por algumas alterações nos próximos dias. O evento deve ganhar em importância, transformando-se em um card em pay-per-view e passando a se chamar UFC 198. Além disso, a nova atração principal da noite deve ser a disputa do cinturão dos pesos pesados entre Fabrício Werdum e Stipe Miocic.
No momento, três cidades disputam o posto de sede do card: Fortaleza, Brasília e Curitiba. A capital cearense é a grande favorita, mas o moderno Centro de Formação Olímpica, instalação anexa à Arena Castelão, ainda precisa de um laudo técnico que ateste que o teto do ginásio aguentará toda a aparelhagem necessária para a realização de uma noite de lutas do Ultimate. As informações foram divulgadas pelo site do canal “Combate”.
Contra as demais alternativas, pesam fatores diferentes. O Ginásio de Brasília, Nilson Nelson, é o menos moderno dos candidatos e possui capacidade apenas para 15 mil torcedores – número que pode ser considerado diminuto, devido à grandeza do card. Por outro lado, em Curitiba existe toda a complexidade logística de se promover um evento em um estádio de futebol, a Arena da Baixada- aliada à incerteza de se promover uma atração desta grandeza, com público estimado de mais de 50 mil torcedores, no atual momento econômico brasileiro.
Uma definição sobre o local do UFC 198 e se a primeira defesa de cinturão de Fabrício Werdum será mesmo a luta principal da noite deve ser anunciada já nos próximos dias pela organização do Ultimate. Caso isso se confirme, Jacaré x Vitor seria o combate co-principal do card.