Toda a controvérsia envolvendo o cancelamento de Fabrício Werdum e Cain Velasquez e o imbróglio do UFC 196 roubou a cena no noticiário do MMA da última semana. Mas não se engane: o evento deste sábado (30) é digno de atenção para quem gosta de ação dentro do octógono.
Veja Também
Isso porque o UFC on FOX 18, que será realizado na cidade de Newark, em Nova Jersey (EUA), poderá definir o próximo desafiante pelo cinturão de uma das categorias mais prestigiadas da organização. Ryan Bader e Anthony Johnson fazem a luta principal da noite na expectativa de, a seguir, medirem forças contra o campeão do peso até 93 kg. Além disso, o show traz cinco brasileiros em ação.
Bader x Johnson
Conhecido por seus altos e baixos dentro do octógono, Bader vem na melhor fase da carreira desde que venceu o TUF 8, em 2008. O norte-americano vem de cinco vitórias seguidas, incluindo triunfos sobre Phil Davis e Rashad Evans, sendo que um novo resultado positivo diante de Johnson deverá dar-lhe o tão sonhado title shot.
Porém, a parada não é fácil. Johnson é reconhecido um dos lutadores mais perigosos da categoria, famoso por sua mão pesada e trocação impiedosa. Nomes como Alexander Gustafsson, Rogério Minotouro e Jimi Manuwa entraram no grupo de recentes vítimas de “Rumble”.
Justamente por isso, a luta é intrigante em termos de estilo. Bader deverá apostar no wrestling para vencer a luta, enquanto que Johnson, que também tem experiência na luta agarrada, poderá resolver a parada em qualquer momento com um golpe em pé. Tudo aponta para um duelo tenso no octógono, no qual o fã não poderá piscar se não quiser perder nenhum detalhe.
Além disso, a categoria dos pesados, alvo de tanta polêmica na última semana, também terá um combate de importância. O veterano Josh Barnett, ex-campeão da categoria, tentará emplacar mais uma vitória e mostrar que, apesar do longo tempo de estrada, vive seu melhor momento na carreira. Do outro lado do octógono, no entanto, tem um oponente embalado. Ben Rothwell venceu três seguidas, inclusive diante do badalado Alistair Overeem, e quer dar um passo definitivo na rota pelo cinturão.
Outro astro da noite é Sage Northcutt, atleta mais jovem do UFC em atividade, aos 19 anos. O norte-americano, que fará seu terceiro combate em quatro meses, subiu de categoria e enfrentará Bryan Barberena.
Brasileiros em ação
O card em Nova Jersey terá a participação de cinco brasileiros. Iuri Marajó faz duelo importante nos galos contra o promissor e perigoso Jimmie Rivera. Já Carlos Diego Ferreira, que vive momento difícil no UFC, pega o também duro Olivier Aubin-Mercier. Ranqueado na divisão dos médios, Rafael Sapo tem pela frente Kevin Casey. Wilson Reis encara Dustin Ortiz no peso mosca, e, por fim, Felipe Olivieri, atleta da Nova União, faz sua estreia no octógono contra Tony Martin.
Confira abaixo a ficha técnica do UFC Nova Jersey:
DATA E HORÁRIO: 30/01/2016, a partir das 18h30 (horário de Brasília)
LOCAL: Prudential Centaer, Newark, Nova Jersey, Estados Unidos
TRANSMISSÃO: Canal Combate
CARD PRINCIPAL:
Meio-pesados: Anthony Johnson x Ryan Bader
Pesados: Josh Barnett x Ben Rothwell
Galos: Iuri Marajó x Jimmie Rivera
Meio-médios: Sage Northcutt x Bryan Barberena
CARD PRELIMINAR
Meio-médios: Tarec Saffiedine x Jake Ellenberger
Leves: Olivier Aubin-Mercier x Carlos Diego Ferreira
Médios: Kevin Casey x Rafael Sapo
Moscas: Dustin Ortiz x Wilson Reis
Meio-médios: George Sullivan x Alexander Yakovlev;
Penas: Alex Caceres x Masio Fullen
Penas: Levan Makashvili x Damon Jackson
Meio-médios: Matt Dwyer x Randy Brown
Leves: Tony Martin x Felipe Olivieri
Comentários